Pessoas pessimistas
Imagem de rawpixel.com no Freepik

Convivendo com a Pessoa Pessimista

O pessimista é um viciado em infelicidade; e, como já mencionamos, este não se percebe assim, portanto, seu comportamento não tende a muda com as pessoas próximas. Pelo contrário, quem baixa a guarda e não se protege, corre o risco de ser sugado pela negatividade dessas pessoas de forma muito semelhante ao que acontece com as bolhas de tragédias diária, as quais acostumamos a consumir durante os noticiários do rádio, jornal e TV.

A Pessoa Pessimista e Sua Curiosa Forma de Tentar Proteger

Quem nunca… Quem nunca mencionou em voz alta uma meta ousada e foi podado por alguém pessimista com frases do tipo:

  • “Cuidado! Você vai se expor demais e isso vai atrapalhar sua vida”
  • “É melhor você esperar outro concurso mais fácil. Este ai dificilmente você vai passar”
  • “Não faz esse tipo de curso não… Isso aí é igual a nariz todo mundo tem”.

Sobre esse aspecto, é importante também frisar que a pessoa pessimista tende a ampliar sua negatividade com as pessoas próximas numa curiosa tentativa de proteger. Sim! É isso mesmo que você leu! E, por esta razão, tenha bastante cuidado quando for criticar ou mesmo contar algo seu para pessoas assim.

Quando você se expõe demais, inevitavelmente pode acabar gerando esse certo cuidado excessivo por parte do pessimista na tentativa de protegê-lo.

Em Resumo: Não Faça Críticas Diretas e Não de Abertura Desnecessária

A crítica direta a uma pessoa pessimista pode gerar raiva em vez de fazê-la se perceber ou questionar suas ações. Consequentemente, uma ação que teria intenção de ajudar, sem sombra de dúvidas, acabará por entoxicar ainda mais o ambiente.

Enfim, quem tem contato constante com esse tipo de pessoa precisa se proteger e se expor o menos possível.

Dar muita abertura pode alimentar ainda mais o negativismo dessas pessoas a tal ponto que não só um ambiente específico se contaminará, mas, todos os que estiverem se alimentando desse negativismo tenderão a transferir isso para suas demais relações inter e intrapessoais

Pessoa Pessimista, como lidar?
Imagem de rawpixel.com no Freepik

O Pessimista, Pessoas Próximas e o Papel da Família

Um dos maiores pontos a se observar quando o assunto remete a pessoas pessimistas é justamente o ambiente familiar.

Sabendo que boa parte do padrão negativo do pessimista é constituído por mágoa, o desafio maior para a reconstrução deste indivíduo estará nas relações familiares, pois, é na convivência familiar que se cristalizam boa parte de todos os comportamentos nocivos.

Os desequilíbrios parentais ocorridos durante a formação dos afetos são os grandes causadores de boa parte dos ressentimentos de pessoas ainda na infância. Desta forma, uma vida que assim foi fragilizada, consequentemente, tende a viver uma realidade cercada por autossabotagem e preocupações excessivas.

Dentro das características desses indivíduos, as relações parentais tóxicas, em muitos casos, são as grandes contribuintes na construção de pessoas, as quais, na vida adulta, tenderão a ser reconhecidas por comportamentos que remontam ao pessimismo.

Familiares e Amigos, o Pessimista e as Dificuldades

Pessoas próximas, colegas de trabalho e familiares, todos sentem dificuldades em lidar com pessoas pessimistas.

A família, entre todos os outros, ainda é o lugar em que as pessoas deveriam encontrar o suporte necessário para superar esse tipo de problema. Porém, nesse caso em específico, infelizmente, é bastante comum que os familiares tendam a intimidar a presença do parente pessimista em seu ambiente.

A grave indisposição entre o pessimista e seus familiares não acontece por acaso. Assim, é preciso entender que a causa desse incômodo está, principalmente, na dificuldade da família em compreender que existe, sim, diferença entre acolher e concordar com o familiar pessimista.

Portanto, é necessário ressaltar aos familiares que todo o Feedbacks dado não deve soar como uma crítica pessoal a quem está com o respectivo problema. A intenção deve ser genuína. Isto é, se pautando em identificar o comportamento inadequado dessa pessoa, a fim de ajudá-la a também conseguir identificar o problema.

Antes de prosseguirmos para o próximo tópico, algo deve ser frisado aqui:

  • Se existe uma pessoa pessimista na família, provavelmente, essa não é tampouco será a única.
  • Possivelmente a família encontrará pelo caminho outras dificuldades semelhantes a que está enfrentando, porém, ainda mais complicadas de lidar, uma vez que o pessimismo é porta para males como depressão, transtorno de ansiedade, entre outros.

Em síntese, o comportamento familiar nunca deve ser o de rejeição. Pelo contrário; o comportamento deve sempre visar contribuir para que o ente pessimista possa experienciar situações fora desse padrão negativo em que se encontra.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

error: Content is protected !!