Gente Pessimista

Para começar nossa coletânea sobre relacionamentos tóxicos, escolhemos um tipo de pessoa que eu aposto que você conhece muito bem! Seja do trabalho, de casa… Ou, será que não estamos falando de você nesse artigo, hein? Bem, falaremos hoje sobre a pessoa pessimista! Quem são, onde vivem, o que comem… Não deixe de acompanhar o artigo até o final.

Brincadeiras a parte, devemos entender, antes de qualquer coisa, que a pessoa pessimista é, por essência, uma pessoa negativa. Do tipo que se poupa de tentar buscar, enxergar soluções para os seus conflitos, pois, prefere aumentar os próprios problemas de tamanho ao colocar o foco em tudo o que de fato não funciona.

Pessoas pessimistas vivem num ciclo sem fim de adoecimento psicoemocional, pois, preferem a murmuração, a lamentação, o pessimismo oriundo de uma forma negativa de nutrir pensamentos e, por conseguinte, a vida.

E aí? Como superar esse ciclo de adoecimento?

Quem é a Pessoa Pessimista?

Numa explicação curta podemos dizer que a pessoa pessimista é alguém que aprendeu a se guiar pela vida se fixando praticamente sempre em seus aspectos negativos. Ou seja, esse tipo de pessoa possui certa deficiência para focar em aspectos positivos e até mesmo, na maioria das vezes, em se posicionar com neutralidade perante os acontecimentos.

Também, cabe ressaltar que a pessoa pessimista não se percebe como alguém que faz escolhas tóxicas, uma vez que seu agir tem por base suas inclinações e crenças. Isto é, se a infância de alguém é baseada num ambiente carregado de negatividade, agressividade, então, esses serão os padrões que esta pessoa se utilizará como mecanismo de defesa diante dos perrengues da vida adulta.

As crenças, as histórias do passado, que constituem a forma operacional das pessoas pessimistas, são verdadeiras prisões que as impedem de ter real autonomia sobre suas vidas. Logo, caso esse tipo de pessoa consiga abranger novas experiências e percepções de vida, estas, provavelmente, terão de estar em acordo com aquelas que já constituem sua maneira de ser, ou seja, com o formato com qual o pessimista reconhece sua realidade e nada mais que isso.

Portanto, sempre quando o pessimista entrar em contato com uma nova percepção de vida, este se posicionará em negação diante da circunstância apresentada; sendo esta sua forma de defesa perante o novo. Na prática, a pessoa pessimista preferirá, em boa parte, optar por se justificar diante de um posicionamento diferente do que ela acredita e o fará através de seu passado, exaltando frases, situações que comprovem sua narrativa.


Leia Também

Pessoas Tóxicas: Como Lidar com Pessoas Difíceis


A mente trabalha em torno do que focamos. Se aquilo em que focamos tende a expandir, então, a consequência disso para o pessimista será a autossabotagem na intenção de se autoafirmar em suas crenças negativas

A Pessoa Pessimista e a Consequência da Negatividade

  • Estará sempre num buraco sem fundo e com tampa: Infelizmente existem consequências nada boas para quem gasta seu tempo focando no lado negativo da vida, afinal, a incapacidade em enxergar possibilidades, novas perspectivas, fara com que o pessimista se fixe no mesmo lugar
  • Inflexibilidade que gera perda de amigos, isolamento e solidão: Como para ele tudo é mais difícil, justamente porque seu raciocínio converge sempre para as piores escolhas, o pessimista, ao agir de forma automática e sem conseguir notar que suas escolhas diárias estão estabelecendo um difícil padrão para sua vida, persistirá no caos até que, quando enfim se perceber ali, tenderá, lamentavelmente, a buscar culpados externos, uma vez que é impossível para ele se intender como o responsável pelas situações complicadas, que diariamente acaba enfrentando.
Gente Pessimista
Mão foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com

Convivendo com a Pessoa Pessimista

O pessimista é um viciado em infelicidade; e, como já mencionamos, este não se percebe assim, portanto, seu comportamento não tende a muda com as pessoas próximas. Pelo contrário, quem baixa a guarda e não se protege, corre o risco de ser sugado pela negatividade dessas pessoas de forma muito semelhante ao que acontece com as bolhas de tragédias diária, as quais acostumamos a consumir durante os noticiários do rádio, jornal e TV.

Pessoas pessimistas
Imagem de rawpixel.com no Freepik

A Pessoa Pessimista e Sua Curiosa Forma de Tentar Proteger

Quem nunca… Quem nunca mencionou em voz alta uma meta ousada e foi podado por alguém pessimista com frases do tipo:

  • “Cuidado! Você vai se expor demais e isso vai atrapalhar sua vida”
  • “É melhor você esperar outro concurso mais fácil. Este ai dificilmente você vai passar”
  • “Não faz esse tipo de curso não… Isso aí é igual a nariz todo mundo tem”.

Sobre esse aspecto, é importante também frisar que a pessoa pessimista tende a ampliar sua negatividade com as pessoas próximas numa curiosa tentativa de proteger. Sim! É isso mesmo que você leu! E, por esta razão, tenha bastante cuidado quando for criticar ou mesmo contar algo seu para pessoas assim.

Quando você se expõe demais, inevitavelmente pode acabar gerando esse certo cuidado excessivo por parte do pessimista na tentativa de protegê-lo.

Em Resumo: Não Faça Críticas Diretas e Não de Abertura Desnecessária

A crítica direta a uma pessoa pessimista pode gerar raiva em vez de fazê-la se perceber ou questionar suas ações. Consequentemente, uma ação que teria intenção de ajudar, sem sombra de dúvidas, acabará por entoxicar ainda mais o ambiente.

Enfim, quem tem contato constante com esse tipo de pessoa precisa se proteger e se expor o menos possível.

Dar muita abertura pode alimentar ainda mais o negativismo dessas pessoas a tal ponto que não só um ambiente específico se contaminará, mas, todos os que estiverem se alimentando desse negativismo tenderão a transferir isso para suas demais relações inter e intrapessoais

Pessoa Pessimista, como lidar?
Imagem de rawpixel.com no Freepik

O Pessimista, Pessoas Próximas e o Papel da Família

Um dos maiores pontos a se observar quando o assunto remete a pessoas pessimistas é justamente o ambiente familiar.

Sabendo que boa parte do padrão negativo do pessimista é constituído por mágoa, o desafio maior para a reconstrução deste indivíduo estará nas relações familiares, pois, é na convivência familiar que se cristalizam boa parte de todos os comportamentos nocivos.

Os desequilíbrios parentais ocorridos durante a formação dos afetos são os grandes causadores de boa parte dos ressentimentos de pessoas ainda na infância. Desta forma, uma vida que assim foi fragilizada, consequentemente, tende a viver uma realidade cercada por autossabotagem e preocupações excessivas.

Dentro das características desses indivíduos, as relações parentais tóxicas, em muitos casos, são as grandes contribuintes na construção de pessoas, as quais, na vida adulta, tenderão a ser reconhecidas por comportamentos que remontam ao pessimismo.

Familiares e Amigos, o Pessimista e as Dificuldades

Pessoas próximas, colegas de trabalho e familiares, todos sentem dificuldades em lidar com pessoas pessimistas.

A família, entre todos os outros, ainda é o lugar em que as pessoas deveriam encontrar o suporte necessário para superar esse tipo de problema. Porém, nesse caso em específico, infelizmente, é bastante comum que os familiares tendam a intimidar a presença do parente pessimista em seu ambiente.

A grave indisposição entre o pessimista e seus familiares não acontece por acaso. Assim, é preciso entender que a causa desse incômodo está, principalmente, na dificuldade da família em compreender que existe, sim, diferença entre acolher e concordar com o familiar pessimista.

Portanto, é necessário ressaltar aos familiares que todo o Feedbacks dado não deve soar como uma crítica pessoal a quem está com o respectivo problema. A intenção deve ser genuína. Isto é, se pautando em identificar o comportamento inadequado dessa pessoa, a fim de ajudá-la a também conseguir identificar o problema.

Antes de prosseguirmos para o próximo tópico, algo deve ser frisado aqui:

  • Se existe uma pessoa pessimista na família, provavelmente, essa não é tampouco será a única.
  • Possivelmente a família encontrará pelo caminho outras dificuldades semelhantes a que está enfrentando, porém, ainda mais complicadas de lidar, uma vez que o pessimismo é porta para males como depressão, transtorno de ansiedade, entre outros.

Em síntese, o comportamento familiar nunca deve ser o de rejeição. Pelo contrário; o comportamento deve sempre visar contribuir para que o ente pessimista possa experienciar situações fora desse padrão negativo em que se encontra.

Alguns Caminhos para Vencer o Pessimismo

1. Disciplina

Para se ajudar, o pessimista precisa entender que lidar com o pessimismo exige uma necessidade de se dispor em agir e obedecer.

É necessário que isso fique claro, pois, não se trata de “ter vontade de”, ou de “não estou sentindo vontade de tal coisa, então, não vou fazer”. Na verdade, vencer o pessimismo exige uma rotina de bons hábitos, que não podem ser encarados como opcionais.

A cura perpassa pelo desenvolvimento da capacidade de se obrigar a fazer, de desenvolver disciplina. Ou seja, do dever de se impulsionar a dar os passos necessários, a fim de se modificar.

Portanto, não importa muito o tamanho dos passos a serem dados, mas, sim, a consciência de que devem ser executados com consistência, ainda que não seja por prazer.

gente pessimista
Imagem de Freepik

2. Ajuda Profissional

O pessimista deve buscar ajuda, pois, sua situação pode estar relacionada a uma disfunção hormonal como a falta de serotonina no organismo. E, é por estas e outras situações que sempre vale se perguntar: Como está o meu peso? Como anda minha alimentação? Quando foi a última vez que procurei um médico?

Claro! Não podemos esquecer daquele grupo de pessoas cuja única preocupação consiste em encontrar quem lhes receite antidepressivos. Para estas pessoas, talvez, a falta seja de vitamina D, atividade física e não necessariamente de mais remédios.

Bem, de um jeito ou de outro, cabe ressaltar: Procure o profissional que você precisa e não o que você quer pra lhe ajudar.

3. Aprenda a Receber e a dar Feedbacks

A gratidão para combater a ingratidão e o amor para combater o desamor são as ferramentas mais importantes na recuperação de pessoas pessimistas. Além disso, a família e os amigos são os que mais podem utilizar desse tipo de ferramenta para auxiliar na mudança que tanto desejam ver.

Para um bom desempenho no trabalho de recuperação da pessoa pessimista, se faz necessário certa ajuda mútua em todo o processo. Isto é, assim como o pessimista precisa se abrir para ser ajudado, as pessoas próximas devem, além do tratamento profissional especializado, contribuir com a melhora dando bons feedbacks.

Feedbacks, quando bem desempenhados, funcionam como formas de orientação a pessoa com problema, além de incentivo extra para a melhora.

Um bom feedback nunca virá de revanchismos e afrontas. A palavra aqui é incentivo, que requer acolhimento. Logo, é preciso, com disciplina, acolher os bons afetos, as boas experiências, bem como se esforçar para que esta pessoa possa entender que é aceita.

Todavia, mesmo não sendo hora nem momento de se olhar com desconfiança, não podemos esquecer de que acolher não significa dar razão, consentir com erros. É preciso acolher e entender que disso também faz parte o corrigir. Portanto, bons feedbacks, para servirem de boa orientação, não podem advir da cumplicidade com o que está errado.

4. Cuidado com o Comportamento de Massa

É verdade que herdamos bons e maus padrões de nossos pais. Por esta razão, já na vida adulta, as pessoas com tendência ao pessimismo costumam ter certas dificuldades para se apropriarem de si mesmas.

Vivemos socialmente, vendo o bom e o ruim o tempo todo e, por isso, precisamos adquirir a capacidade de discernir padrões positivos e negativos antes mesmo de absorvê-los.

Precisamos ampliar as percepções que temos sobre nós mesmos. Devemos entender nossas tendências. Caso contrário, continuaremos a copiar comportamentos de massa, a capturar maneiras ainda mais tóxicas de ser e agir.

Em pensar que todas essas palavras poderiam ser tesouros para quem precisa mudar de direção na vida… Contudo, o grande problema do pessimista está justamente em seu vício na negação da alegria, do prazer, como se não fosse digno de ser feliz.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

error: Content is protected !!