Como Lidar Com os Pensamentos Negativos

O problema não são os pensamentos negativos em si, mas, como você os percebe, como estes estão embutidos na construção do seu ser. Em outras palavras, entenda os pensamentos como parte do significado que você atribui a suas experiências. Ou seja, a forma como você produz suas experiências de vida lhe revelam se o que está em sua mente é de fato bom ou não.

Saúde Mental: Um Cuidado Necessário

O nível de estresse do homem contemporâneo é algo de se admirar. Como é possível?

Nunca tivemos tanta informação, nunca tivemos tanto conforto e facilidades quase que instantâneas para lidar com os perrengues cotidianos; contudo, mesmo vivendo no tempo em cujo desenvolvimento das ciências ligadas a saúde mental estejam tão em voga, ainda assim, somos um desastre ambulante.

Atualmente, é uma constante estudos científicos apontando para a correlação entre saúde física e mental. Estudos estes, que evidenciam o papel de nosso aspecto mental no combate a mazelas como o câncer. Porém, mesmo com tanta informação disponível, continuamos a ser uma multidão de somatizadores de traumas e outros tipos de dores emocionais. Por ironia, nosso descuido com a saúde mental se sobressai a ponto de que já não se sabe, em alguns casos, se uma doença física não foi apenas consequência de um psicológico doente, entoxicado.

E por falar em saúde mental, Como Estão Seus Pensamentos Hoje?

Sim. É importante investir em saúde mental; contudo, convém lembrar que a porta de entrada da mente começa pelos nossos pensamentos. Ou seja, é a partir dos pensamentos que se navega no campo das emoções para que se possa ter uma mente equilibrada, e, consequentemente, um corpo saudável. Portanto, não existe a possibilidade de ser saudável sem pensamentos saudáveis. Não existe como fazer uma boa gestão das emoções sem começar pelos seus pensamentos.

Pensamentos Intrusivos e o Elefante Amarelo na Sala

Pensamentos intrusivos são como o nome já diz: são aqueles tipos de pensamentos que aparecem com um pouco mais de força se comparados aos pensamentos automáticos comuns. Contudo, diferente dos pensamentos comuns, os pensamentos intrusivos podem possuir aspectos psicoemocionais tóxicos suficientes para gerar problemas psicológicos sérios naqueles que os têm.

Por essa razão, é indispensável frisar que os pensamentos negativos se alimentam do seu foco; isto é, quanto mais foco você coloca nesses pensamentos, mais correntes de pensamentos com base no pensamento inicial serão formadas; o que poderá resultar, num curto prazo, em mais sofrimentos, além de comportamentos disfuncionais como o toque.

Para lidar com essa situação, é indispensável saber que, infelizmente, não é possível se livrar desses pensamentos, ainda que foquemos na ideia de nos forçar a parar de pensar; mas, sim, é plausível de bons resultados trabalhar com a possibilidade de que, ao passamos por estes pensamentos e pelos desconfortos que causam, a mente poderá assim construir um caminho alternativo a partir da conscientização interior de que esse conteúdo já não é importante.

Pensar demais sobre algo revela certa valorização e validação das ideias que a mente nos traz. Quando nossas preocupações se tornam excessivas, estas nos farão perder o controle a tal ponto que já não seremos capazes de nos desconectar. Por esta razão, entenda: o valor aborrecido que você é capaz de atribuir a uma ideia é o alimento indispensável na construção de pensamentos negativos. E, consequentemente, quanto mais você valorizar certas situações, mais estará nutrindo a esses pensamentos e caminhando na eminência de perder o controle de sua vida.

Pensamentos Negativos: Como lidar?
Mulher 3d psd criado por freepik – br.freepik.com

E Quando os Traumas e Demais Problemas Psicológicos Se Disfarçam de Pensamentos Negativos?

Com toda a certeza não há nada mais importante pra você neste momento que começar a entender quando foi que seus pensamentos passaram a sair do controle. Todavia, por mais perspicaz que sejam suas perguntas, o fato é que problemas emocionais, muitas vezes complexos, podem vir a se utilizar dos nossos pensamentos para emergirem sobre nossas vidas. Sim, pois todo problema precisa ser notado para ser resolvido. Isso acaba sendo muito comum quando não sabemos lidar com certos afetos ou mesmo ressignificar experiências.

Nem tudo o que você pensa é consciente; e, por essa razão, é importante salientar que muitos dos nossos pensamentos podem revelar pontos do nosso inconsciente, que estejam precisando de nossa atenção ou até de atenção terapêutica. E, é por essas e outras, que não devemos analisar pensamentos desajustados na literalidade. Mesmo assim, a mente, as vezes, pode tentar nos avisar de algo que está lá no inconsciente e que necessita ser visitado, mas, que nem sempre nos aparecerá com a linguagem adequada ao nosso entendimento…

Então…O que fazer quando isso acontece?

Para que essa situação não se fortaleça, em muitos casos, o mais importante seria buscar entender por que tal representação mental de um pensamento se faz tão importante, tão insistente. Por que tal ideia se faz tão perceptível.

Trocando em miúdos, talvez, esse tipo de experiência possa ser a forma que sua mente encontrou de te lembrar daquilo que você não quer, mas precisa; ou, como nosso subtítulo já diz: talvez tenha chegado a hora de falar sobre aquele elefante amarelo na sala.

Seja com ajuda terapêutica ou não, se uma criação da sua mente é tão real pra você a ponto de te perturbar, definitivamente, não se trata de uma caraminhola, mas sim de uma mensagem que precisa ser compreendida e resolvida dentro de você. Portanto, trazer a situação para a realidade, para a racionalidade, por meio de uma conversa interna, já é um bom começo pra se alcançar algum entendimento sobre a situação a fim de sair do escuro em que se está.

Eliminando Pensamentos Negativos

Eliminando Pensamento Negativos

1. Aceitação

Após buscar racionalizar e entender o porquê dos pensamentos ruins que temos e qual é a importância que damos a eles, chega o momento de procurar entender os comportamentos internos que os geraram, a fim de nos dissociarmos deles e transcendê-los. Contudo, isso se torna impossível quando resistimos ao processo de aceitação, o qual necessitamos experienciar.

Portanto, a primeira regra aqui é se aceitar tanto naquilo que você viveu quanto naquilo que você é, afinal, você não poderá ser melhor se tiver medo de encarar a sua verdade; caso isso persista, infelizmente, continuará a se culpar e a se sabotar por coisas que nem ao menos sabe, mas, que seu subconsciente insistirá em fazer emergir em seus pensamentos, ora ou outra, de forma cifrada, enigmática e perturbadora.

É fato que a resistência para acessar memórias existe; seja porque encontramos em nós aquilo que não gostaríamos de ser, porém, o somos; ou, por rejeitarmos aquilo que não gostaríamos de viver, mas, que vivemos. Todavia, não importa qual é a sua dificuldade. Buscar acessar o que foi reprimido, o que se encontra desajustado e tóxico em você é parte do caminho da superação, bem como assumir responsabilidades e parar de buscar culpados.

Um Bicho Papão Chamado Culpa

Falando no bicho papão da culpa, a busca por culpados é o grande dilema para aqueles que não conseguiram superar experiências ruins. Não, superar não é sinônimo de esquecer, mas, é a capacidade de dar a algo o tamanho real que se tem.

Quando um pensamento é oriundo de uma vivência traumática, o que define sua permanência, o tamanho, ou a importância que este conteúdo ocupa em sua vida, acaba por ser proporcional ao quanto você se permite curar; contudo, neste caso, quando não se está disposto a se desapegar, a parar de culpar, infelizmente, não há remédio que cure.

É importante ter em mente sempre que a menor das tentativas em lutar contra a existência de uma situação traumática, quer negando, quer julgando, quer evitando, tudo o que você fizer com a finalidade de abreviar o que aconteceu, tornará isso ainda mais forte; seja através dos seus pensamentos, ou, da forma como você reage a isso externamente.

Portanto, quanto mais você buscar culpados como forma de continuar a abraçar o trauma, mais você estará sujeito a acusar e punir tanto aos outros, quanto a você mesmo.

Infelizmente, o resultado, tanto para o apego quanto para a fuga negligente dos nossos problemas internos, sempre será uma vida atormentada por pensamentos ruins e repleta de autossabotagem.

2. Pare de se Preocupar com o que está Fora do seu Controle

Se, como já vimos por aqui, o pensamento negativo consiste numa questão de foco, então, fica fácil concluir que quanto mais você colocar lentes de aumento numa situação, maiores serão as chances de novos pensamentos negativos surgirem para poluir sua mente.

Nem todo pensamento negativo advém da culpa. Muitos pensamentos surgem de preocupações oriundas do excesso de futuro. Mesmo assim, a aceitação é o caminho mais eficaz, ainda que a abordagem para esses casos seja um pouco diferente.

Uma mente ansiosa tende a se tornar infrutífera, uma vez que as preocupações vão se transformando em pensamentos obsessivos. Sim, é importante não jogar e não acumular lixo debaixo do tapete, e, talvez, a forma mais eficiente que encontremos para lidar com isso parta da necessidade em reconhecer quando algo já não depende de nós; reconhecer que nem tudo está sobre o nosso controle.

O processo de aceitação, nesses casos, consiste no entendimento de que pra tudo existe um limite inclusive para a preocupação.

Não é errado querer resolver um problema, porém, quando não somos mais capazes de mudar uma realidade, é porque a situação está além de nós e já não nos cabe. Logo, o tamanho da cura aqui equivalerá ao quanto de consciência se é possível obter quando nos deparamos com situações, em que nem sempre nos caberá ter ou dar as respostas.

3. Você Pode Estar Criando Algo Maior do que É

Você já parou para pensar que talvez o peso que damos a uma situação é muitas vezes nada proporcional a realidade?

Isso acontece porque nossas emoções nos enganam; pois é, estamos acostumados a exagerar de vez em quando. Basta que observemos como nem todas as pessoas dão o mesmo peso que damos a uma situação para que possamos constatar a veracidade disso. Ou seja, mesmo que sejam fatores criadores de estresse, nem todas as pessoas vão nutrir os mesmos pensamentos acerca de um problema.

Se a reação que temos perante um acontecimento não é nada unânime, então, aquilo que assimilamos como verdade pode também ser questionado. Como isso é possível?

Bem! Para que isso se torne compreensível, quando algo acontece, tenha em mente que, sempre existirá o fato, as interpretações deste e a diferença entre ambos.

Nós criamos os significados para as emoções e situações que vivemos.

Não há nada de errado em ter memória afetiva, mas, isso pode se transformar em problema quando, de alguma forma, passa a deturpar a realidade, uma vez que emoções descontroladas criam pensamentos exagerados; e, em vista disso, é importante entender quais são os mecanismos internos que estamos nos utilizando para garantir a manutenção desses pensamentos.

Portanto, entenda que, em algum nível, o problema terá o tamanho que você der a ele. Ou seja, passar por situações difíceis, ter memórias e pensamentos ruins são situações quase sempre inevitáveis; mas, a maneira como você olha pra isso, como se nutrir disso é opcional; bem como optar por entoxicar a mente e ruminar pensamentos negativos sobre situações vividas também será opcional.

4. Enfraqueça as Lembranças Negativas com o Fortalecimento de Lembranças Positivas

Tudo aquilo que você resiste, persiste; mas, e se, ao confrontar esses pensamentos, pudéssemos usá-los ao nosso favor? Quais benefícios teríamos?

Quando conseguimos identificar os pensamentos ruins e isolar as emoções que estes contêm, se torna possível, enfim, compreender as crenças limitantes que os envolvem. Neste estágio, então, usar um pensamento negativo a seu favor o ressignificando é uma ótima estratégia, visto que o ressignificar é uma ferramenta capaz de dar novas perspectivas a uma situação.

Assumir todo o quadro que envolve a existência de determinados pensamentos, por mais difícil que seja, se faz necessário. Isso é justamente o que precisamos para entender nossos conflitos internos.

Só quando conseguirmos entender com o que estamos lidando a nosso respeito é que tais ferramentas para superar o problema, enfim, serão de fato eficazes.

Precisamos de uma revolução interna; por os pés na sobriedade; e, reconhecer o amargo de nossas lembranças profundas e situações cotidianas mal digeridas é um passo para o equilíbrio necessário.

Portanto, todas as vezes que esse tipo de pensamento vier a sua mente a partir de agora, o próximo passo será ressignificá-lo; ou seja: veio a sua mente, não se esconda; perceba-o, aceite-o, e, se possível for, ressignifique-o por meio de novas lembranças.

Você pode Vencer!

Os maus pensamentos também consistem em manifestações dos nossos medos, os quais vão se fortalecendo a medida que são alimentados por nossos sentimentos mal resolvidos. Desta forma, quanto mais seu foco estiver no medo, mais você correra riscos em se autossabotar.

Todavia, entre terapias, boas leituras, podemos não só enfraquecer os pensamentos negativos ao desmistificá-los, como também poderemos substituí-los, gradativamente, conforme vão se alterando seus significados.

De tudo o que foi dito aqui, entenda: você pode mudar o que um pensamento lhe desperta. Nem tudo precisa doer do mesmo jeito, nem tudo precisa permanecer com o mesmo significado.

Já o que você não pode, é se permitir a continuar na estaca zero optando pelo ciclo da negatividade sem fim. Ou seja, pra quem quer vencer, o medo, não pode ser uma opção.

Vence sempre quem escolhe por enfrentar a dificuldade e encarar a situação, pois, a vitória só existe para os que seguem em frente.

5/5 - (3 {votos})

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

error: Content is protected !!