
Quem é a Pessoa Pessimista?
Numa explicação curta podemos dizer que a pessoa pessimista é alguém que aprendeu a se guiar pela vida se fixando praticamente sempre em seus aspectos negativos. Ou seja, esse tipo de pessoa possui certa deficiência para focar em aspectos positivos e até mesmo, na maioria das vezes, em se posicionar com neutralidade perante os acontecimentos.
Também, cabe ressaltar que a pessoa pessimista não se percebe como alguém que faz escolhas tóxicas, uma vez que seu agir tem por base suas inclinações e crenças. Isto é, se a infância de alguém é baseada num ambiente carregado de negatividade, agressividade, então, esses serão os padrões que esta pessoa se utilizará como mecanismo de defesa diante dos perrengues da vida adulta.
As crenças, as histórias do passado, que constituem a forma operacional das pessoas pessimistas, são verdadeiras prisões que as impedem de ter real autonomia sobre suas vidas. Logo, caso esse tipo de pessoa consiga abranger novas experiências e percepções de vida, estas, provavelmente, terão de estar em acordo com aquelas que já constituem sua maneira de ser, ou seja, com o formato com qual o pessimista reconhece sua realidade e nada mais que isso.
Portanto, sempre quando o pessimista entrar em contato com uma nova percepção de vida, este se posicionará em negação diante da circunstância apresentada; sendo esta sua forma de defesa perante o novo. Na prática, a pessoa pessimista preferirá, em boa parte, optar por se justificar diante de um posicionamento diferente do que ela acredita e o fará através de seu passado, exaltando frases, situações que comprovem sua narrativa.
Leia Também
Pessoas Tóxicas: Como Lidar com Pessoas Difíceis
A mente trabalha em torno do que focamos. Se aquilo em que focamos tende a expandir, então, a consequência disso para o pessimista será a autossabotagem na intenção de se autoafirmar em suas crenças negativas
A Pessoa Pessimista e a Consequência da Negatividade
- Estará sempre num buraco sem fundo e com tampa: Infelizmente existem consequências nada boas para quem gasta seu tempo focando no lado negativo da vida, afinal, a incapacidade em enxergar possibilidades, novas perspectivas, fara com que o pessimista se fixe no mesmo lugar
- Inflexibilidade que gera perda de amigos, isolamento e solidão: Como para ele tudo é mais difícil, justamente porque seu raciocínio converge sempre para as piores escolhas, o pessimista, ao agir de forma automática e sem conseguir notar que suas escolhas diárias estão estabelecendo um difícil padrão para sua vida, persistirá no caos até que, quando enfim se perceber ali, tenderá, lamentavelmente, a buscar culpados externos, uma vez que é impossível para ele se intender como o responsável pelas situações complicadas, que diariamente acaba enfrentando.
0 Comentários