Maturidade Emocional e Sua Importância para o Desenvolvimento Pessoal
Imagem de Freepik

Em linhas gerais, podemos dizer que Maturidade Emocional consiste num conjunto de habilidades que passamos a desenvolver ao longo da vida, de modo a nos favorecer, como verdadeiras ferramentas, diante de nossos percalços cotidianos.

Esse conjunto de habilidades faz da maturidade uma condição indispensável para quem, não só deseja obter equilíbrio emocional, mas também para quem almeja alto desempenho em suas atuações profissionais e demais atividades.

Para definir melhor e trazer com mais ênfase os conceitos de maturidade, estaremos incluindo a seguir, mais definições acerca do tema.

O que é Maturidade Emocional?

A maturidade emocional, entre todas as definições que incluiremos nesse artigo, é sem dúvidas o refinamento necessário do indivíduo em todo o seu processo de desenvolvimento pessoal.

1- É a Capacidade que Eu Tenho de Reconhecer Meus Pontos Fortes e Colocá-los em Prática

Parece algo simples, mas, nós, quando nos autoanalisamos, descobrimos o quanto é difícil enumerar os tais pontos fortes que temos.

É fato de que todos nós estamos num caminho constante de amadurecimento. Porém, a imaturidade é a base de toda autossabotagem; e, uma vez que não reconhecemos com facilidade o que há de melhor ou pior em nós, acabamos por fazer, na maioria das vezes, as piores escolhas entre os piores erros.

É por isso que precisamos, por vezes, fazer um esforço, a fim de calar a confusão que fazemos com o que é alheio a nós. Ou seja, limpar toda a sujeira externa, que nos confunde, para que possamos ter um momento a sós com nós mesmos; afinal, boas escolhas nascem da capacidade que possuímos de nos perceber por inteiro.

Todavia, enquanto existir imaturidade em nós, continuaremos a nos esquecer de nós mesmos para focarmos inteiramente em conhecer o que é externo a nós. Isto é, continuaremos a aceitar sem pudor a aventura de percorrer por lugares sem ao menos nos conhecer primeiro.

Quem não se conhece não pode entender seus pontos fortes quem dirá os pontos fracos… Todo medo começa por onde não me entendo, não me reconheço, não sei de mim…

2- É a aptidão que Consigo Desenvolver para Também Reconhecer Meus Pontos Fracos

Você não deve se esconder de seus pontos fracos. Afinal, o desenvolvimento de nossa maturidade terá sempre como prioridade, não só a necessidade em admiti-los, mas também no empenho em fortalecer o que está mais frágil em nós.

Para amadurecer, é fundamental assumir a responsabilidade sobre si mesmo; porém, sem identificar e admitir os pontos fracos, isso se torna praticamente impossível.

Não basta o empenho para registrarmos nossos melhores recursos; é preciso também aprender a lidar com as limitações e resistências que possuímos. Desenvolvimento Pessoal só é possível quando nos dedicamos a descobrir nossas características por inteiro.

Para saber o que quero e onde quero chegar, é necessário primeiro saber bem quem de fato eu sou.

Curso Modo Zen

3 – Maturidade Também é a Capacidade que Temos de Rir de Nós Mesmo

Rir de si mesmo é uma capacidade que o ser humano desenvolveu, para que pudesse olhar para uma situação desagradável, que o correi, com certo afastamento; isto é, o mais “fora” possível de si, a fim de que essa experiência dolorosa não construisse força suficiente para lhe ferir.

Essa capacidade de rir dos nossos próprios tombos, embora muito eficaz diante dos sofrimentos da vida, só é possível e está disponível para aqueles que se conhecem bem de dentro pra fora.

Portanto, mais uma vez, devemos refletir a ineficácia de se prender a um olhar ensimesmado diante das situações da vida, que nos revelam, em muito, nossas fraquezas. Todo o comportamento ensimesmado é um reflexo de imaturidade; e, por sua vez, toda a imaturidade é um reflexo de alguém, que não sabe lidar com a própria vida.

Uma vez que eu conheço bem minhas qualidades e defeitos e não os nego, acabo por ter o real poder sobre mim.

Precisamos nos enxergar, e de fato compreender aquilo que sabemos sobre nós. Porém, lamentavelmente nos sabotamos quando não conseguimos fazer esta experiência de autoconsciência, que é tão necessária para o desenvolvimento de nossa maturidade.

Quanto mais inconsciente eu sou mais imaturo eu sou.

Portanto, antes de tentar jogar a culpa no seu corpo, na sua altura, nos outros, é necessário se enxergar e não ter medo daquilo que você aprendeu sobre si mesmo.

Por que e Como Desenvolver a Maturidade Emocional

Durante toda a sua vida você estará diante de situações que lhe exigirão certos níveis de habilidade.

Também é importante frisar que, muitos, inclusive, demonstrarão um nível de dificuldade maior ou menor frente a estas exigências a depender do processo de desenvolvimento de cada um desde a infância.

De qualquer modo, é necessário entender que, não existe forma de crescer, ocupar bons lugares, ter satisfação pessoal na vida sem que passemos de maneira eficaz por cada percalço que vivenciarmos. É por estas e outras, que a maturidade emocional se faz tão importante. Afinal, os sentimentos, pensamentos e comportamentos, que temos, precisam ser congruentes com nossa fase de vida; assim como a nossa capacidade para lidar com problemas também precisa ser eficaz perante o grau de dificuldade que vamos encontrando pelo caminho.

Maturidade Emocional e Idade Biológica.

Embora muitos digam que não, existe sim uma relação entre maturidade e idade biológica.

O fato é que existe um tipo de maturidade que necessita dos anos de vida como um dos pré-requisitos de compatibilidade para sua respectiva absorção e entendimento. Em outras palavras, tem coisa que nós só aprenderemos com o tempo. Ainda assim, nem todo mundo que apresentar a idade propicia para adquirir certos pontos de maturidade emocional, apresentarão a estrutura completa, que vai além dessa idade mínima necessária, para absorver certo conhecimento.

O que é Necessário para Desenvolver a Maturidade Emocional?

1- Disciplina para Se Por em Ação

Como está sua disciplina diante do que é realmente importante para você?

Primeiramente, precisamos frisas que é comum a criança se dispor a fazer qualquer coisa exclusivamente baseada na vontade. Portanto, para se realizar, não basta querer; se faz necessário disciplina.

Crescer dói e requer o desenvolvimento de habilidades perante as adversidades da vida. Afinal, para montar um negócio, para iniciar um relacionamento sempre existirão riscos, desconforto, incertezas, os quais exigem de nós certo enfrentamento na busca por novas realidades. Portanto, a vida adulta requer que façamos movimentos para fora da zona de conforto. Entenda que, para crescer, cabe ao ser humano o desapego ao que lhe é prazeroso, bem como saber administrar as adversidades vividas.

2- Autoeficácia para desenvolver Mérito Próprio

A autoeficácia consiste em um dos pilares de nossa autoestima, que determina nosso senso de capacidade. Sem este pilar plenamente desenvolvido, dificilmente alguém conseguirá agir, resolver ou lidar com adversidades por si mesmo. Portanto, quem não desenvolve a autoeficácia tenderá não só a se tornar dependente de terceiros, como também estará fadado a nunca encontrar plenitude em suas ações ou mérito perante as mesmas.

A Relação entre Autoeficássia, Tenacidade e Mérito Próprio

Para se ter prazer real na vida, é necessário obter conquistas por mérito próprio, pois, somente quando somos capazes de desenvolver este impeto, esta forma objetiva de tenacidade é que se fara possível dar ao que se conquista o seu real valor.

A autoeficácia está diretamente relacionada ao mérito próprio. E, desta maneira, podemos entender que, as inseguranças, as frustrações de alguns remontam intimamente uma ineficiência frente a capacidade por realização pessoal. Ou seja, a insatisfação plena com a vida por parte destes é diretamente proporcional a incapacidade de obter mérito e conquistas pessoais justamente por serem ineficazes no ser, no querer e agora também no agir.

Isso acontece porque, em muitos casos, facilmente se observa o mau desenvolvimento da tenacidade; isto é, da capacidade de ser consistente, perseverante, porém, inquebrável.

Ninguém consegue alcançar a autoeficácia sem antes ter como qualidade a obstinação que acompanha a tenacidade. E, por esta razão, infelizmente, sem a autoeficácia, as capacidades de fazer, agir e obter, conquistar podem se tornar limitadas.

Maturidade Emocional para mais desenvolvimento pessoal

Isto posto, para se desenvolver esta capacidade, se faz necessário um ambiente que abdique do que possa ser cômodo em prol do desenvolvimento da autonomia. Afinal, quem se acomoda dificilmente tenderá a buscar o que quer por si mesmo.

3- Seja Realista; Seja Racional

Não existe mau algum em ter expectativas. O problema mesmo está em se manter apegado a elas.

Se o seu problema é não criar expectativas para se privar de sofrer, saiba que isso é algo inútil. Você até pode se defender, mas, paralisar sua vida por medo, com certeza é algo que fica no oposto do bem que se pretende.

O problema não está em criar expectativas, mas sim em ter medo da realidade. Por isso, sonhe, mas, com estratégia e com os pés no chão.

Além disso, é preciso aceitar que, em muitas vezes, a realidade se faz diferente das expectativas criadas e que, por esta razão, é necessário não se apegar a elas. Portanto, não paralise porque algo não aconteceu do jeito que você queria. Afinal, uma pessoa com maturidade emocional em equilíbrio aceita e sabe lidar com a realidade tal qual ela se apresenta; tal qual ela é.

4- Autoconsciência

Os resultados obtidos em nossas vidas são reflexos daquilo que nos empenhamos em fazer. Todavia, quando esses resultados não se apresentam satisfatórios, é importante que tenhamos a consciência necessária para entender e admitir que os feitos que gostaríamos de ter são diretamente proporcionais ao que deveríamos ter feito e não fizemos. Portanto, se algo está mal, você não mudará. Não pelo menos até que adquira consciência de que está num caminho ruim para assim poder de fato mudá-lo.

Ter autoconsciência significa justamente possuir a capacidade de conseguir enxergar situações por vértices diferentes do habitual. Bem como fazer a opção pelo que é bom e necessário na solução dos problemas.

É característica da autoconsciência enxergar a situação como ela é, a fim de buscar as melhores formas de agir perante as adversidades, nem que pra isso seja necessário nos expor, isto é, nos colocar em contato com nossas falhas, com nossos erros e responsabilidades perante ao que não está bem.

5- Autorresponsabilidade

Pare de responsabilizar o mundo por tudo que envolva você e o que acontece com você.

Se sua inteligência emocional depende de seu amadurecimento, tenha certeza de que seu amadurecimento necessita que você saia da posição de vítima.

O entendimento da autorresponsabilidade é a chave para que passemos a assumir um posicionamento mais ativo perante a vida. Acerca deste ponto, torna-se indispensável compreender que nossa situação de vida é o fruto, a resultante de nossos pensamentos, crenças e ações. Logo, a situação em que nos encontramos, não encontrará outra explicação lógica excetuando a de que, ou nos colocamos, ou, permitimos que os outros nos colocassem ali.

Autorresponsabilizar-se pode parecer duro, porém, na verdade, se trata de algo libertador, uma vez que, quando nos tornamos autoconsciêntes e passamos a assumir as rédeas de nossas vidas, é justamente esta competência que vem nos lembrar de que é nosso o poder de nos transformar.

Não adianta jogara culpa no governo, no seu chefe, nos seus familiares. Enquanto você continuar optando por responsabilizar os outros, você continuará dando a estes as rédeas, o controle de sua vida.

Portanto, quem possue autorresponsabilidade sabe que cabe a si buscar novas alternativas, aprimorar capacidades e administrar melhor a própria vida.

Quanto mais responsabilidade assumimos sobre nossas vidas, maior será o poder que teremos em mãos para transformá-la. Por isso, se você quer ter autorresponsabilidade e matuiridade emocional para decidir por si mesmo, pare agora mesmo de se colocar na posição de vítima; assuma a responsabilidade sobre sua vida e foque naquilo que você pode mudar, que você pode fazer por si mesmo.

Maturidade Para Ser Feliz

Maturidade Emocional e Sua Importância para o Desenvolvimento Pessoal
Imagem de Freepik

Maturidade Emocional é Cura Interior

É indispensável pensar nosso processo de maturidade como parte de um processo de cura interior.

Nessas cirncusntâncias, não há como negar a necessidade de se ter autoconsciência e a autorresponsabilidade como capacidades bem estabelecidas em nós; afinal, é somente a partir daí, que poderemos observar devidamente as realidades existentes em nós que necessitam de cura.

A cura interior necessita de nossa capacidade de fazer o distanciamento necessário de nossas áreas fragilizadas, pois, só assim para entendermos a situação com a clareza que se precisa. Portanto, não cabe no processo de cura a imaturidade de não assumir quem se é; de não assumir os próprios vícios e virtudes.

É preciso reorientar nossa visão acerca do que temos, vemos e conhecemos sobre nós mesmos conforme vamos nos aprofundando no conhecimento de quem somos. Contudo, não há como chegar a isso sem amadurecer primeiro.

Maturidade Emocional é Amor

O primeiro amor que experimentamos não é pelo outro, mas, por nós mesmos. Todavia, se reconectar com este amor quando há situações em nós que necessitam de concerto, jamais poderá ser algo efetivo sem maturidade.

Antes mesmo que pensemos em acessar o outro, amar consiste na disponibilidade que temos em nos reconciliar com nossos limites e entender nossas fragilidades. Em outras palavras, sem autodomínio não existe evolução. Sem evolução não existe amor tampouco maturidade afetiva.

É a maturidade que nos leva a compreender, antes de mais nada, que é no exercício do autoamor que desenvolvemos o amar ao outro. E é também por esse exercício que acabamos por retornar ao amor que precisamos manter em nós.

Você, como qualquer outro ser humano, está sujeito ao fracasso de não se sentir amado por si mesmo. E, é por essas e outras que a experiência do autoamor é nosso primeiro dever de casa. Afinal, precisamos estar em contato com nossas frustrações, precisamos enxergá-las; precisamos reconhecer nossa incompletude para poder amadurecer.

Quando eu Saberei Que a Maturidade Emocional Chegou na minha vida

Maturidade Emocional e Desenvolvimento Pessoal
Imagem de Freepik

1- Quando For Possível Viver o Equilíbrio Necessário para Lidar com as Situações Contrastantes da Vida

Para ter Maturidade Afetiva é preciso buscar o equilíbrio para lidar com os contrários da vida.

Sabemos que o processo de amadurecimento se encontra em curso nas nossas vidas quando conseguimos fazer uma boa leitura de nós mesmos. Ou seja, a leitura que você faz sobre você, a autoconsciência de si mesmo, é absolutamente importante para que possamos absorver a leitura que os outros fazem de nós.

Não devemos esperar dos outros aquilo que devemos a nós mesmos, tampouco devemos requerer do outro o que é de nossa obrigação oferecer.

Portanto, o maior problema da falta de maturidade esta nisso: em esperar sempre do outro. Que o outro nos prepare, que o outro faça por nós aquilo que é de nossa responsabilidade.

Por outro lado, um bom sinal de que a Maturidade chegou em nossas vidas se revela quando nos percebomos com problemas, mas, nem por isso, nos vemos na obrigação de nos tornarmos infelizes.

Em outras palavras, maturidade também é quando nos percebemos com a capacidade de olhar para os processos da vida, para nossa história, para os que nos antecederam e passamos a entender que os momentos adversos são, no fim das contas, momentâneos como tudo na vida.

2- Quando Você Conseguir Entender que a Maturidade Emocional é um Caminho de Constante Transformação, que Nunca Termina

Maturidade: um estado de Clareza, que se Desenvolve, que se conquista cotidianamente

E por fim, cabe aqui a reflexão de que somos eternos aprendizes. Sim! Um dia vamos deixar este mundo, mas, ainda totalmente imersos neste processo de aprendizado.

Sempre precisaremos de maturidade para lidar com os contrários da vida. Conforme a vida vai se atualizando, também sempre precisaremos revisar o que foi dito, o que foi feito, bem como aquilo que nos tornamos.

O Tempo é Mesmo o Senhor da Razão?

Provavelmente você se envergonha de atitudes suas de anos atrás. Do mesmo modo, você também pode ter percebido que existem pontos em você que não evoluíram bem, nos quais o você de antes consegue ser melhor que o de hoje.

Isso acontece porque a vida é um aprendizado sem fim. Porém, quando temos a dádiva de experimentar os anos amais, também adqurimos a capacidade de nos distanciar de nós mesmos para poder encarar nossos erros e acerto com mais verdade.

A Importância da Maturidade Emocional para o Desenvolvimento Pessoal
Imagem de Freepik

O tempo é sim amigo da maturidade, ainda que alguns não consigam evoluir e aproveitar deste casamento tão perfeito. Os anos de vida, quando bem aproveitados, nos possibilitam fazer o distânciamento de nossa história, daquilo que nos tornamos, para contemplar e atualizar aquilo que precisa ser modificado em nós.

Quanto menos anos de vida temos, mais dificil é fazer este distânciamento e mais fácil é olhar para os detalhes envez do todo.

Ninguém gosta de ser julgado pelo detalhe, mas, mais do que qualquer coisa, pra ter maturidade é fundamental o dominio do desapego. Isto é, desapegar do tempo, do orgulho, de ter razão, da própria idade e a tudo o que julgamos nosso e conquistado. Afinal, ninguém vive para aprender tudo. Nos iremos desse mundo um dia não tendo aprendido tudo. Não tendo amadurecido tudo o que se deveria.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

error: Content is protected !!