3. Você Pode Estar Criando Algo Maior do que É
Você já parou para pensar que talvez o peso que damos a uma situação é muitas vezes nada proporcional a realidade?
Isso acontece porque nossas emoções nos enganam; pois é, estamos acostumados a exagerar de vez em quando. Basta que observemos como nem todas as pessoas dão o mesmo peso que damos a uma situação para que possamos constatar a veracidade disso. Ou seja, mesmo que sejam fatores criadores de estresse, nem todas as pessoas vão nutrir os mesmos pensamentos acerca de um problema.
Se a reação que temos perante um acontecimento não é nada unânime, então, aquilo que assimilamos como verdade pode também ser questionado. Como isso é possível?
Bem! Para que isso se torne compreensível, quando algo acontece, tenha em mente que, sempre existirá o fato, as interpretações deste e a diferença entre ambos.
Nós criamos os significados para as emoções e situações que vivemos.
Não há nada de errado em ter memória afetiva, mas, isso pode se transformar em problema quando, de alguma forma, passa a deturpar a realidade, uma vez que emoções descontroladas criam pensamentos exagerados; e, em vista disso, é importante entender quais são os mecanismos internos que estamos nos utilizando para garantir a manutenção desses pensamentos.
Portanto, entenda que, em algum nível, o problema terá o tamanho que você der a ele. Ou seja, passar por situações difíceis, ter memórias e pensamentos ruins são situações quase sempre inevitáveis; mas, a maneira como você olha pra isso, como se nutrir disso é opcional; bem como optar por entoxicar a mente e ruminar pensamentos negativos sobre situações vividas também será opcional.
2 Comentários
excelente conteúdo!!!
excelente conteúdo de auto ajuda!!!