2. Pare de se Preocupar com o que está Fora do seu Controle
Se, como já vimos por aqui, o pensamento negativo consiste numa questão de foco, então, fica fácil concluir que quanto mais você colocar lentes de aumento numa situação, maiores serão as chances de novos pensamentos negativos surgirem para poluir sua mente.
Nem todo pensamento negativo advém da culpa. Muitos pensamentos surgem de preocupações oriundas do excesso de futuro. Mesmo assim, a aceitação é o caminho mais eficaz, ainda que a abordagem para esses casos seja um pouco diferente.
Uma mente ansiosa tende a se tornar infrutífera, uma vez que as preocupações vão se transformando em pensamentos obsessivos. Sim, é importante não jogar e não acumular lixo debaixo do tapete, e, talvez, a forma mais eficiente que encontremos para lidar com isso parta da necessidade em reconhecer quando algo já não depende de nós; reconhecer que nem tudo está sobre o nosso controle.
O processo de aceitação, nesses casos, consiste no entendimento de que pra tudo existe um limite inclusive para a preocupação.
Não é errado querer resolver um problema, porém, quando não somos mais capazes de mudar uma realidade, é porque a situação está além de nós e já não nos cabe. Logo, o tamanho da cura aqui equivalerá ao quanto de consciência se é possível obter quando nos deparamos com situações, em que nem sempre nos caberá ter ou dar as respostas.
2 Comentários
excelente conteúdo!!!
excelente conteúdo de auto ajuda!!!