Pensamentos Intrusivos e o Elefante Amarelo na Sala

Pensamentos intrusivos são como o nome já diz: são aqueles tipos de pensamentos que aparecem com um pouco mais de força se comparados aos pensamentos automáticos comuns. Contudo, diferente dos pensamentos comuns, os pensamentos intrusivos podem possuir aspectos psicoemocionais tóxicos suficientes para gerar problemas psicológicos sérios naqueles que os têm.

Por essa razão, é indispensável frisar que os pensamentos negativos se alimentam do seu foco; isto é, quanto mais foco você coloca nesses pensamentos, mais correntes de pensamentos com base no pensamento inicial serão formadas; o que poderá resultar, num curto prazo, em mais sofrimentos, além de comportamentos disfuncionais como o toque.

Para lidar com essa situação, é indispensável saber que, infelizmente, não é possível se livrar desses pensamentos, ainda que foquemos na ideia de nos forçar a parar de pensar; mas, sim, é plausível de bons resultados trabalhar com a possibilidade de que, ao passamos por estes pensamentos e pelos desconfortos que causam, a mente poderá assim construir um caminho alternativo a partir da conscientização interior de que esse conteúdo já não é importante.

Pensar demais sobre algo revela certa valorização e validação das ideias que a mente nos traz. Quando nossas preocupações se tornam excessivas, estas nos farão perder o controle a tal ponto que já não seremos capazes de nos desconectar. Por esta razão, entenda: o valor aborrecido que você é capaz de atribuir a uma ideia é o alimento indispensável na construção de pensamentos negativos. E, consequentemente, quanto mais você valorizar certas situações, mais estará nutrindo a esses pensamentos e caminhando na eminência de perder o controle de sua vida.

E Quando os Traumas e Demais Problemas Psicológicos Se Disfarçam de Pensamentos Negativos?

Com toda a certeza não há nada mais importante pra você neste momento que começar a entender quando foi que seus pensamentos passaram a sair do controle. Todavia, por mais perspicaz que sejam suas perguntas, o fato é que problemas emocionais, muitas vezes complexos, podem vir a se utilizar dos nossos pensamentos para emergirem sobre nossas vidas. Sim, pois todo problema precisa ser notado para ser resolvido. Isso acaba sendo muito comum quando não sabemos lidar com certos afetos ou mesmo ressignificar experiências.

Nem tudo o que você pensa é consciente; e, por essa razão, é importante salientar que muitos dos nossos pensamentos podem revelar pontos do nosso inconsciente, que estejam precisando de nossa atenção ou até de atenção terapêutica. E, é por essas e outras, que não devemos analisar pensamentos desajustados na literalidade. Mesmo assim, a mente, as vezes, pode tentar nos avisar de algo que está lá no inconsciente e que necessita ser visitado, mas, que nem sempre nos aparecerá com a linguagem adequada ao nosso entendimento…

Então…O que fazer quando isso acontece?

Para que essa situação não se fortaleça, em muitos casos, o mais importante seria buscar entender por que tal representação mental de um pensamento se faz tão importante, tão insistente. Por que tal ideia se faz tão perceptível.

Trocando em miúdos, talvez, esse tipo de experiência possa ser a forma que sua mente encontrou de te lembrar daquilo que você não quer, mas precisa; ou, como nosso subtítulo já diz: talvez tenha chegado a hora de falar sobre aquele elefante amarelo na sala.

Seja com ajuda terapêutica ou não, se uma criação da sua mente é tão real pra você a ponto de te perturbar, definitivamente, não se trata de uma caraminhola, mas sim de uma mensagem que precisa ser compreendida e resolvida dentro de você. Portanto, trazer a situação para a realidade, para a racionalidade, por meio de uma conversa interna, já é um bom começo pra se alcançar algum entendimento sobre a situação a fim de sair do escuro em que se está.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

error: Content is protected !!