O ciclo da autossabotagem
Falso foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

O Que é Autossabotagem? Você se Autossabota?

Vejamos o seguinte quadro:

A- Uma pessoa possui em mente um projeto especial e um espaço perfeitamente montado em sua casa para que possa colocá-lo em prática.

B- Todavia, essa mesma pessoa começa a reconsiderar; e, por medo de errar, acaba por enfiar em sua mente a ideia de que o espaço, até então perfeito, já não seria mais o suficiente pra que pudesse desenvolver tudo aquilo que gostaria.

Afinal, Qual é o Problema Dessa Pessoa?

Primeiramente, devemos entender que o local não pode ter se tornado “do dia pra noite” pequeno. O que temos aqui é uma pessoa que preferiu adequar seu posicionamento ao medo que sente.

O problema está no fato de que esta pessoa, como muitos de nós, acabou por preferir colocar desculpas esfarrapadas em sua cabeça, entre outras formas de se enganar, tudo para continuar onde está.

Agora, observe que, a partir de um posicionamento mais assertivo, outras pessoas passarão a desenvolver o projeto que esta pessoa tanto almejou fazer e não fez; e, talvez, farão até com menos recursos em mãos.

Portanto, é assim que nos sabotamos: muitas vezes, temos o dinheiro, já temos o conhecimento e até mesmo o espaço, mas, no meio do caminho, vamos nos deixando levar pelos empecilhos que vão aparecendo, e, simplesmente, acabamos por não fazer aquilo que deveria ser feito.

Ou seja, quando criamos barreiras a ponto de fazê-las maiores que nossos projetos, existe aí um forte indício de autossabotagem.

A procrastinação é um sintoma; bem como as crenças limitantes constituem a porta para o ciclo da autossabotagem

A autossabotagem nasce das crenças limitantes e é justamente este padrão de crenças o causador de certa desordem em nossos afetos, além de contribuir de maneira efetiva para a manutenção de nossa permanente passividade diante das situações que exigem ação de nossa parte.

O Poder das Nossas Crenças

Com certeza você já teve boas experiências com um determinado lugar. E certamente você também já experimentou comentar com alguém sobre suas boas impressões, sobre tais pontos positivos do tal lugar:

  • Um bom clima, tranquilo para caminhar com as crianças, com natureza exuberante e muitos passeios naturais.

Porém, você também já deve ter experimentado a cômica controversa de, numa conversa amistosa, perceber que nem todo mundo pensa como você; que, aliás, pode haver opiniões bem divergentes das suas sobre o mesmo lugar:

  • Preços exorbitantes, pequeno demais, poucos passeios urbanos, sem shopping.

…E ai? Quem está certo?

O que observamos acima é um bom exemplo de como as crenças se conectam com tudo o que vivemos e somos. Logo, apostaria nas duas percepções como corretas, afinal, é nítido que a maneira como nos relacionamos com o mundo acaba se tornando um reflexo de como o mundo se apresente para cada um de nós

Ora! Precisamos entender que todo conjunto de crenças é formado pelo que vimos, ouvimos e sentimos, o que concede as nossas crenças se revelarem como parte da nossa estrutura, denotando grande importância, uma vez que é a maneira como vemos o mundo que determina a qualidade de vida que teremos.

As crenças são as janelas pelas quais nós enxergamos o mundo. Portanto, se a sua janela de crenças costuma estar lotada de negatividade, então, tenha a certeza de que experimentará ainda mais disso em sua vida.

Crenças Limitantes e Crenças Fortalecedoras

Quando nascemos, nos apresentamos a este mundo como seres repletos de espaço para armazenar informações. É por essa razão que todos os estímulos externos recebidos na primeira infância ficam registrados em nós e acabam se tornando as lentes com que passamos a enxergar o mundo.

Os sentimentos dos nossos pais durante a gestação, nossas experiências de vida em ambiente familiar e escolar, a convivência com os amigos e até mesmo em nossas interpretações individuais sobre o mundo e a vida; tudo isso, entre outras experiências, acabou por formar quem somos.

A medida que fomo nos preenchendo dessas informações externas, passamos, então, a integrar em nós padrões de crença tanto positivos quanto negativos.

O padrão positivo, as Crenças Fortalecedoras, são aquelas que nos impulsionam para frente. Já o padrão negativo, as famosas Crenças Limitantes, estas nos impulsionam para baixo.

As crenças podem nos conduzir ao sucesso ou ao fracasso, todavia, o mais importante é entender que toda a crença é fruto de como trabalhamos nossas questões internas.

Pensamentos Sabotadores

São tipos de pensamento, que traduzem as crenças limitantes e os sentimentos ruins que estas nos causam de maneira a reforçar ainda mais os padrões negativos já existentes.

Neste sentido, fica mais fácil entender os Pensamentos sabotadores quando passamos a percebê-los como sendo uma espécie de voz interior, que surge em nossas mentes e que passam a nos desestimular através de mensagens negativas dirigidas ao nosso cérebro. Mensagens estas, que se organizam em nossas mentes num padrão semelhante a um diálogo. Curiosamente, é por esta razão que ficamos com a impressão de que este padrão de mensagens, estas “vozes”, “falam” com a gente e não necessariamente tendem a repetir nossos sentimentos momentâneos.

Diálogos Internos

Portanto, os pensamentos sabotadores atuam semelhante a uma estrutura de diálogos internos de caráter negativo.

Exemplos de mensagens negativas, de diálogos internos negativos:

  • Isso não vai dar certo.
  • As melhores oportunidades sempre aparecem para os outros.
  • A vida tá tão difícil!
  • Você acha que pode competir com ele?

Tomando como base os exemplos acima, alguém que, por algum motivo, tenha ouviu constantemente dos pais e familiares frases do tipo “Quem nasceu pobre morrerá pobre”, provavelmente terá uma visão de mundo ligada a pobreza. E, infelizmente, na maioria das vezes, ainda que pessoas com este tipo de mindset tentem mudar de vida, as crenças limitantes poderão persistir por meio dos diálogos internos negativos buscando sabotá-las.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

error: Content is protected !!