Lição n. 04 – Aprenda a Utilizar de Imagens para Ter Êxito em Seus Projetos

Famosamente, o americano Wallace Wattles em seu livro “Science of Getting Rich” proclamou a visualização criativa como a principal técnica para alcançar os objetivos.

Desenvolvimento Pessoal: O Uso de Imagens na Concretização de Sonhos

Qualquer pessoa que embarque em um programa de desenvolvimento pessoal facilmente seria bem aconselhada a incluir a visualização de imagens como parte do programa. Afinal, projetar sonhos, dar formato aos objetivos que se tem são habilidades provenientes, não só dos nossos pensamentos, mas também de toda a capacidade imaginativa que estes puderem desenvolver.

Neste sentido, se faz importante salientar como os sonhos, os desejos necessitam dessa aptidão em visualizar para convergirem em objetivos enxutos. Ou seja, como o desenvolvimento desta capacidade imaginativa, convergida na criação de imagens, é o ideal para que se alcance bons resultados em alto desempenho.

Portanto, o desenvolvimento da aptidão em formatar as imagens e direcioná-las são importantes
na construção de cenários que se aproximem da realidade que se pretende alcançar. Não só isso: quando pensamos em visualização criativa e imagens mentais como ferramentas potencializadoras no processo de concretização de sonhos, passamos a conceber o uso desse artifício como parte dos elementos responsáveis no desenvolvimento da mentalidade positiva. O que, por consequência, nos garante motivação para caminhar em direção a realização.

Lição n. 05 – Acredite em Você

Autoconfiança é a certeza de que você tem quanto ao seu potencial frente a realização dos objetivos que traçou para si. Pessoas autoconfiantes carregam consigo uma aura de sucesso e inspiram o cumprimento de resultados bem-sucedidos também em outras pessoas.
O desenvolvimento da autoconfiança é indispensável nos programas de desenvolvimento pessoal; afinal, trata-se de um quesito de liderança e de escalada nos níveis de desempenho de qualquer indivíduo. Ou seja, quando uma pessoa executa com êxito suas ações, o produto disso é o aumento de sua autoconfiança, e, consequentemente, de sua disposição frente a novos desafios.

Todavia, nos casos em que esta confiança pessoal, tão natural do indivíduo, se apresente abaixo do normal, se faz necessário que também pontuemos algumas observações:

  • Em situação de medo, baixa autoestima e desconfiança (de si, da equipe, do trabalho desempenhado, entre outros), é importante que se mantenha o exercício de recordar horários e eventos bem-sucedidos e usar imagens, a fim de garantir esta confiança interior.
  • Outro ponto a se considerar é que também conseguimos aumentar nosso nível de autoconfiança quando nos aproximamos de pessoas autoconfiantes e bem-sucedidas. Isso acontece porque, inconscientemente, passamos a racionalizar, isto é, a nutrir uma abordagem fortalecedora à situação, tal como: “se eles podem fazer, eu também posso”.
  • **A imagem é uma ferramenta muito importante a ser usada para aumentar a autoconfiança nessa situação. A respiração profunda e a visualização repetida do resultado bem-sucedido ajudarão bastante.

Eu Posso Construir Meu Plano de Desenvolvimento Pessoal Sozinho?

Apesar da busca por desenvolvimento pessoal se mostrar complexa e a abranger várias áreas do conhecimento como coach, psicologia, filosofia e espiritualidade; e, ainda que muitas vezes se faça necessário a opção por desenvolvedores pessoais profissionais, como mentores ou treinadores de vida, mesmo assim, todo e qualquer indivíduo necessita também fazer seu caminho de desenvolvimento pessoal sozinho.

Além disso, quando o assunto é autoconhecimento, é cabível salientar que podemos fazer o uso de uma variedade de ferramentas e métodos. Logo, graças a gama de possibilidades que o autoconhecimento oferece, é possível que uma pessoa trabalhe em seu próprio desenvolvimento pessoal, independentemente de outras pessoas, fazendo o uso de livros, vídeos e uma variedade de outros materiais disponíveis.

Considerações Finais

Devemos pensar, quando todas as pontas estiverem amarradas, num plano que entenda o desenvolvimento pessoal de forma integrada; isto é, que abarque todas as partes num todo. Contudo, isso pode até parecer muita coisa ou soar ineficaz, mas, o ideal aqui é entender que a função primordial de um plano de desenvolvimento pessoal bem estruturado, conforme abordamos lá no começo desse artigo, é a de fazer com que o indivíduo possa enxergar todas as facetas de sua vida, para decidir com eficácia por onde começar e como fazê-lo.

Uma vitória em uma área pode refletir êxito no todo; afinal, quando não estamos bem financeiramente, significa que não estamos bem no todo; quando não estamos bem fisicamente, é porque também não estamos bem no todo e assim por diante.

Porém, o inverso também é verdeiro: quando estamos bem nos nossos relacionamentos, isso passa a contribuir com o todo; quando temos saúde emocional, isso também passa a contribuir em outras áreas de nossas vidas e assim sucessivamente.

Por isso, não se sinta na obrigação de fazer tudo em simultâneo, pois, você não é um polvo e nenhum plano de desenvolvimento humano, que se julgue bem desenvolvido, será feito para este fim. Pelo contrário: aprenda a comemorar cada passo dado, pois, um plano bem-sucedido tem a função primordial de te fazer se pôr em movimento.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

error: Content is protected !!