Considerações Importantes

Propósito – Substantivo masculino

1.intenção (de fazer algo); projeto, desígnio.”tenho o firme p. de viajar”

2.aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito.”ter bons p. na vida”

1 – Não Espere que os Outros Decidam por Você

A respeito disso, me permita fazer algumas considerações:

Se eu te disser que esse tipo de pergunta não se faz para os outros, tenha certeza que não estarei sendo rude… Você pode pedir uma opinião geral para se decidir, mas, nunca permita que os outros decidam por você. É você que deve saber o que é melhor para si mesmo e delegar esse poder está longe de ser a melhor opção.

Quem espera do achismo alheio para decidir algo sobre si, não só está buscando subterfúgios para se encaixar, mas também acaba por revelar o quanto não se conhece e o quanto é capaz de jogar sobre o outro a responsabilidade sobre o que deveria ser o seu poder de decisão. Entenda: Não cabe ao outro, não cabe a ninguém além de você.

Pergunta errada:

– Fulano, o que eu faço da vida?

Pergunta certa:

Onde eu quer chegar? Qual é o melhor caminho que pode me levar até lá?

Qualquer um que responda essa pergunta não o fará focando em sua individualidade; ou seja, o foco de segundos e terceiros estará naquilo que eles pensam da vida e sobre o que acham de você; portanto, não necessariamente naquilo que você é, ou sabe sobre você.

E quanto a sua percepção sobre si mesmo? O que você pensa? Você tem uma opinião sobre si mesmo, sobre seu futuro? A sua opinião não seria a mais importante?

2 – Para Encontrar o Seu Propósito de Vida, Antes de Mais Nada, É Preciso Parar de Fazer a Pergunta Errada

O Que Fazer da Vida? – Ou…

O que é melhor? Fazer faculdade, montar um negócio, passar num concurso… Ir para a área acadêmica, fazer pós-graduação, mestrado, ou… Quem sabe… Largar tudo e fazer um intercâmbio?

Saiba que: por trás das perguntas mais indevidas do mundo existe a pergunta certa por ali escondida. Aquela que só será percebida por quem tem real clareza:

O Que Fazer da Vida? = Qual é o meu propósito de vida?

Nesse ponto, se torna demasiadamente interessante perceber que a frase “O que você vai ser quando crescer” acaba por ter mais coerência para descobrir um propósito que todas as peguntas infames, que em algum momento fizemos a nós mesmos depois de adultos.

Sem dúvida! Estamos embargados por pergunta erradas; mas, será que existe uma pergunta certa? E a resposta é sim! Existe. Aliás, todas as perguntas são corretas quando te conduzem para algum lugar, quando possuem coerência com o seu caminho, quando te colocam em movimento. Logo, perceba que o “para onde ir”, se ocupa de vários fatores, nos quais, o principal, e no que você deveria se debruçar mais para entender, está justamente em descobrir o que você tem de fato a oferecer a si mesmo e ao mundo.

Em outras palavras: quais são os seus talentos? Existe algo que você curte tanto, que pode fazer bem aos outros, que você faria até de graça pelo tanto que você gosta, e, que poderia ser monetizado se melhor trabalhado?

3 – Não Subestime o Autoconhecimento

Em que lugar eu poderia dar certo? Em que lugar eu poderia multiplicar meus talentos?

Quando uma pessoa dá endereços para que outros digam a ela o que  deve fazer da vida, existe ai uma imaturidade e um desconhecimento pleno de si mesmo.

Infelizmente, tais pessoas ainda não conseguiram perceber o que deveria ser óbvio: faculdade, empreender, intercâmbio, entre outros, são, na verdade, meros endereços para um fim. Portanto, se eu puder dar uma dica aos perdidos de plantão, eu diria para se preocuparem mais em responder perguntas que os permitam se entender primeiro; para depois , e somente depois, se preocuparem com as ferramentas-meio, que vão se utilizar para chegar até lá.

4 – Não Se Descobre Propósito Nenhum Fazendo Parte da Manada

Se tem algo que precisa estar dentro de seu propósito de vida e que também é um ótimo exemplo para entender esse subtítulo, é a tal ideia de transição de carreira ou escolha da profissão.

Primeiro, porque quando falamos em profissão, o primeiro ponto a se considerar consiste justamente na base do entendimento de propósito: as pessoas não são iguais; portanto, os seus resultados seguirão as especificidades de cada um.

Para alguns, concurso público extrai deles o melhor, para outros, que entram só pensando em estabilidade, pode extrair o pior. Dependendo da sua geração, você pode gostar da ideia de estar sempre mudando de emprego, ou não. Acredite! Tem pessoas que amam trabalhar na mesma empresa a vida inteira; por outro lado, tem pessoas que morreriam diante de algo assim.

Tem pessoas que são criativas, possuem algum serviço, método e precisam empreender, precisam revelar sua criação, sua mente criativa para o mundo. Por outro lado, existe outro tipo de pessoa, que se satisfaz sendo um executor de ponta, um verdadeiro pilar na hora de colocar tal projeto de pé.

Pois Bem! De tudo isso que foi dito, o primordial está em entender que não se trata da faculdade, do mochilão, do mestrado, de empreender, do concurso público, da empresa privada… Não! O primordial é se conhecer. Isto é, está em conseguir entender do que você gosta e no que você é bom.

5 – É Obrigatório Ter um Propósito de Vida?

Você não precisa necessariamente ter um propósito bem definido para viver, mas, sim! Quando você tem seu propósito de vida esclarecido, e, principalmente, quando você consegue inseri-lo em todas as áreas de sua vida, com toda a certeza, a vida passa a valer mais a pena.

Neste sentido, precisamos fazer algumas considerações:

  • Em primeiro lugar, ainda que você não tenha um propósito definido, sim! Todos temos propósitos de vida; todavia, não necessariamente isso signifique que você deva ter a urgência de estar com isso resolvido, afinal, ao longo do tempo, muitas pessoas, bem ou mal, vivem suas vidas sem se questionar sobre isso.
  • Além disso, é necessário se atentar para o fato de que não existe apenas um propósito de vida, mas, vários propósitos de vida que convergem em um. Portanto, a definição de propósito de vida, apesar de a geração millennial associar muito a profissão, não deve depender apenas do ponto de vista profissional, mas, deve agregar sua vida na totalidade.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

error: Content is protected !!