
Por Fim, Transforme Seu Planejamento Produtivo em Hábitos Eficazes
Não existe como transformar um bom planejamento em bons hábitos sem um método adequado. Logo, dentro da Tríade do Tempo o autor nos informa um método com 5 passos, que reforça o planejamento em 7 passos esboçado no subtítulo acima.
Vejamos então os 5 pontos do método, na prática:
Identidade e Mudança de Hábitos
A etapa mais importante do processo é o autoconhecimento. Por esta razão, tire algum tempo para fazer reflexões contundentes acerca de quem você é e do que você quer.
Pergunte-se:
- Quais são as pessoas que trazem sentido a sua vida?
- O que te faz se sentir vivo? Por que você levanta da cama todos os dias? Isso reflete o seu propósito?
- Você tem um propósito?
- Que legado você quer deixar para o mundo e para aqueles que você ama?
Metas e Objetivos
Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.
É preciso ter objetivos na vida e fazer dessa uma conste realização de metas. Muitas pessoas se sentem perdidas, se dizem rodando em círculos e não conseguem sair do lugar e isso tem duas razões de ser: mentalidade errada (tratamos disso no artigo: Mindset de Crescimento: Uma Mudança de Mentalidade para o Sucesso) e falta de objetivos bem estabelecidos.
A partir do momento que você entende quem é você e o que faz sentido na sua vida, torna-se muito mais fácil pensar em objetivos e na definição de metas para atingi-los.
Além de ser como uma bússola indicando onde você quer chegar, ter objetivos e metas costuma filtrar seus hábitos. Isto é, quem tem objetivos bem estabelecidos e um planejamento concreto, conseguirá, em seus hábitos diários, se esquivar de práticas e atividades que tendem a afastá-lo do caminho correto.
Planejamento como Hábito
Como já mencionamos, não basta querer chegar lá, você precisa saber como fazê-lo. Todavia, para que seu planejamento se torne hábito, é hora de fazer a junção entre método o planejamento:
Ilustre seus objetivos
Deixe seu objetivo a mostra de todas as formas que você puder fazê-lo. Seja num planner, num mural, monte um moodboard se preciso, mas, traga para sua visão diária aquilo que você quer. É só dessa forma que você conseguirá ter resiliência e consistência para que isso se concretize em sua vida.
Metas diárias, semanais, mensais
O que separa o pensador, sonhador do executor, realizador, por muitas vezes é só uma caneta e um papel. Ou seja, para alcançar os seus objetivos, você precisa dar pequenos passos diários, semanais, mensais e isso deve ser externalizado por meio de seus hábitos. Portanto, organize suas metas em um planner, trello, bullet journal, aplicativos eletrônicos… Busque a ferramenta que mais se adéque a você e as suas metas e comece já a executá-las.
Arrume a sua bagunça
Pare de perder tempo e energia com aquilo que você não precisa. Identifique e elimine o lixo da sua mente, da sua mesa; organize seu quarto e seu ambiente de estudo; limpe e organize seu computador, arquive documentos nas pastas adequadas, estabeleça horário para a leitura de e-mails
Lista diária
Listas de Tarefas são bem-vindas contanto que você saiba trabalhar com essa ferramenta do jeito certo. Logo, para que isso aconteça, procure não riscar atividades aleatoriamente de sua lista, tampouco dê preferência a atividades mais fáceis ou menos importantes, exceto se estas contribuírem de alguma forma para a resolução do que é de fato urgente ou importante no seu dia.
Primeiro, de prioridade ao que você realmente precisa fazer; em seguida, faça uma estimativa do quanto irá durar cada atividade; por fim, priorize o que é mais importante.
Execução: Gestão do Tempo é a Ferramenta dos Executores
Não espere o momento certo para mudar o que precisa ser mudado. Entenda que, para se priorizar, você deve deixar de ser cervo daquilo que, como diz a tríade do tempo, é urgente ou circunstancial.
Entre seus sonhos e a realização deles existe um caminho a ser traçado; e, para transformar sonhos em objetivos, antes de mais nada, você deve ser o primeiro a ser transformado.
Nada daquilo que você almeja de novo para sua vida chegará até você. Não pelo menos se você continuar a ser a pessoa de sempre, pois, tudo isso só pode fazer parte da rotina do novo você. Portanto, transforme seus pensamentos e seus hábitos. Seja o tipo de pessoa que executa e não aquele tipo de gente que só fica esperando. Afinal, a primeira conquista que você precisa festejar dentro de um processo é a conquista de si mesmo.
0 Comentários