Não Gaste Seu Tempo Procurando a Quem Culpar
Em meio a este despertar, é muito comum que as pessoas procurem encontrar os culpados e sabotadores de suas vidas; todavia, não é nada sábio gastar tempo procurando a quem culpar.
Tem gente que deixa de sonhar devido ao marido, aos filhos, ao chefe. Essas são desculpas frequentes dadas pelos que se abdicaram de si. Também existem aqueles que se vitimizam colocando a culpa na falta de dinheiro, na falta de tempo, na falta de oportunidades. Outros, culpam sua religião, o governo…
Se existe alguém que precisa guiar sua trajetória, este será sempre você mesmo. Simplesmente, porque não existem pessoas ou situações que possam definir melhor quem somos e onde estamos do que nós mesmos.
Para que a vida não se torne um verdadeiro passeio em círculos, se responsabilize mais e fuja de procurar a quem culpar. Precisamos estar plenamente conscientes em relação a nossas escolhas; e, para isso, é preciso aceitar e perdoar o passado se necessário; é preciso estar também consciente das lições das quais se pode aprender.
Portanto, entre culpar e aprender, procure aprender sempre mais. Afinal, culpar necessita de tempo e você já tem essa experiência no currículo, não é mesmo!
Não volte mais para trás, exceto que seja para aprender a ir para frente.
Esteja Acordado, Afinal, Viver é um atrevimento
E é claro! Valorize o que de mais precioso você tem: o agora; e, não se perca em desculpas pelo meio do caminho; afinal, não é sua idade, não é a estação do ano, não é o clima, não são os outros; não é o ontem, tampouco o amanhã. É você e o que você faz com o seu agora que precisam andar juntos na tomada de decisão do que é de fato bom para você.
O autodesenvolvimento é uma responsabilidade sua; portanto, se aproprie de sua vida. Seja o que você quer, saiba o que você quer.
0 Comentários