Benefícios da Meditação
Imagem de Freepik

O que você pensa quando escuta falar sobre meditação? Na certa você pensa em monges sobre montanhas, belas paisagens, sem falar naquele ar todo zen… Acertei? Sim! Isso pode até estar correto, mas, além de tudo isso, a meditação vem se mostrando cada vez mais acessível, podendo ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer momento e ambiente.

Além de se tornar cada vez mais popular no mundo contemporâneo, diversos estudos científicos apontam seus inúmeros benefícios. Neste artigo, escolhemos 4 benefícios de ouro da meditação, que vão te transformar, de dentro para fora, na sua melhor versão.

Sem mais delongas, vamos conferir.


Leia Mais

[Artigo] Meditação para TDAH: Como a Técnica Pode Ajudar no Tratamento

[Artigo] Meditação para Gestante: Benefícios e Práticas Recomendadas


1 – Os Benefícios da Meditação no Desenvolvimento do Cérebro

Um estudo de Harvard descobriu que meditar por 2 meses pode desenvolver principalmente 3 regiões do cérebro e redução de uma em específico devido o aumento da densidade da maça cinzenta do mesmo. São elas:

  • Hipocampo Esquerdo – responsável pelo aprendizado e a memória, por reter informação e transformar memória de curto prazo em memória de longo prazo.
  • Córtex Cingulado Posterior – responsável pelo controle emocional e recuperação da memória.
  • Junção Temporoparietal – responsável pela percepção e processamento de informações. Também é responsável pela empatia.
  • Redução da Amígdala – região associada ao medo e ansiedade.
  • Córtex Pré-Frontal Dorsolateral – Além disso, novas pesquisas constataram que a meditação é capaz de estimular o crescimento dessa área do cérebro responsável pela força de vontade, aumentando a capacidade de disciplina para evitar hábitos ruins e desenvolver bons hábitos.

2 – A Meditação Transforma suas Emoções

Benefícios da Meditação

Ansiedade, Depressão, Estresse, Solidão e Conexão

Você já deve ter ouvido falar que as pessoas andam cada vez mais solitárias, sozinhas, depressivas, ansiosas. Com toda a certeza, essas são problemáticas bem comuns do nosso século.

A solidão costuma ser um sintoma, ou, em muitos casos, um mal que nos conduz a patologias diversas do campo da saúde mental. Contudo, quando falamos em solidão, devemos considerar que solidão, ansiedade, depressão se constituem, antes de qualquer coisa, em falta de conexão. Ora! Se não conseguimos nos conectar com nós mesmos, quem dirá com outras pessoas.


Conheça Nosso Treinamento Online de Meditação Para Iniciantes


Perfeito! E, além de nós mesmos, na conta de quem devemos despejar nossa incapacidade de nos autoconectar, de fazer certa autorreflexão ou desenvolver a famosa inteligência intrapessoal tão necessária? A resposta é simples: quanto mais barulho exterior, menos você conseguirá se ouvir e ouvir os outros; quanto mais estímulos visuais, menos você vai se enxergar e enxergar o outro. Além disso, se sua língua continuar sendo o principal órgão sensorial do seu corpo, menos capacidade você terá para aprender coisas novas e mais você se tornará um mero reprodutor do que já existe.

Meditar para Se Conectar

Bem! Com toda a certeza, de tudo o que foi dito aqui, uma coisa é certa: estamos acostumados a desempenhar as atividades cotidianas no piloto automático. Isso acontece porque vivemos numa era em que as distrações e os estímulos diários são tantos, que já não conseguimos mais nos perceber; além disso, as facilidades também são tamanhas, que já não conseguimos mais inteligir, raciocinar como deveríamos.

Infelizmente, essa falta de conexão com o eu interior, pode acabar nos conduzindo a infelicidade, uma vez que não se pode ser feliz com a vida fora de ordem.

Deste modo, a prática da meditação possui em sua dinâmica central seu maior benefício, visto que atua com precisão em nossa bagunça interna. Isto é, a meditação é uma ferramenta que nos permite conectar com o momento presente, o que acaba por gerar seus demais benefícios.

Os Benefícios da Meditação no Combate ao Estresse, Depressão e a Ansiedade

Nossa disposição excessiva aos estímulos esternos são apenas um dos inúmeros fatores que corroboram para não estarmos focados devidamente no tempo presente.

Quando nossa mente prefere se fixar excessivamente no passado, corremos sérios riscos de desenvolver sintomas típicos da depressão como ausência de ânimo, perda de interesse, tristeza e oscilações de humor.

Por outro lado, quando nossa mente se fixa no excesso de futuro, é que nossa mente pode experimentar características da ansiedade como preocupação intensa e medo exagerado diante de situações cotidianas.


Conheça Nosso Treinamento Online de Meditação Para Iniciantes


Logo, se existe algo com que devemos nos preocupar, este algo se chama excesso, afinal, ficamos com a cabeça no futuro ou no passado, remoendo problemas que já existiram, o que podem ou não existir e acabamos esquecendo de viver o qui e agora.

Neste sentido, um estudo da Universidade Harvard demonstrou que a prática da meditação diária num período de 2 meses pode desenvolver seu cérebro em três regiões muito importantes, sendo estas responsáveis pela capacidade de reter informações, filtrar pensamentos, aprender e a diminuir medos, o que colabora com a diminuição da ansiedade e do estresse.

A prática da meditação nos torna mais presentes, o que proporciona desacelerar os pensamentos, que, por muitas vezes, nos conduzem aos sintomas típicos do estresse, como certo senso de ameaça, mecanismo de alarme capaz de nos colocar em estado reativo com desequilíbrio físico e emocional visível.

3 – Os Benefícios da Meditação: Mais Foco, Mais Inteligência e Alta Performance

Benefícios da Meditação

Rede Cerebral Padrão

Nosso cérebro nunca fica parado. Quando estamos com o cérebro ativo na execução de alguma atividade, consequentemente, algumas áreas são acionadas; porém, da mesma forma, outras áreas do cérebro também são ativadas em rede quando nos colocamos em repouso. A essa atividade mental específica, que ocorre quando estamos “em off”, é que chamamos de rede cerebral padrão. 

Sempre que não estamos utilizando o cérebro de maneira ativa, nossa mente se ocupa produzindo divagações. Isso tem um lado positivo, pois, é através da rede cerebral padrão que conseguimos encontrar soluções criativas ainda que com a mente em off. Além disso, a rede cerebral padrão também é responsável pela nossa capacidade de lembra do passado e imaginar o futuro.

Todavia, o lado negativo dessa história está no fato de que, quanto mais direcionamos nossas energias para esta área do cérebro, mais nos dispomos a viver dispersamente, e, consequentemente, mais permaneceremos presos as divagações mentais e a falta de foco também nos momentos em que necessitamos de concentração para manter um bom desempenho em atividades que necessitam das partes ativas do cérebro em bom funcionamento. 

Assim, em meio a todo essa instabilidade, a meditação surge como uma ferramenta capaz de trazer o equilíbrio tão necessário, uma vez que se mostra como meio eficaz no controle da rede de modo padrão.

Os Benefícios da Meditação Contra as Distrações

Existe uma relação direta entre a rede de modo padrão e a falta de concentração; fato este que apresenta comprovações observáveis numa pesquisa de 2012.

Nós somos seres dotados de emoções e por isso nem de perto gerenciar nossos pensamentos se torna algo fácil. É neste ponto que a meditação se torna uma ferramenta tão promissora, uma vez que consegue a dominar a rede de modo padrão como nenhuma outra.

O grande segredo está no fato de que os pensamentos que nos desconcentram se fixam no passado e futuro. Nesse aspecto, a meditação funciona, pois, possui como mecanismo principal o benefício de nos trazer para o momento presente, fortalecendo outras áreas do cérebro ligadas ao desenvolvimento da concentração. Essas regiões cerebrais responsáveis pelo desenvolvimento do foco formam a chamada rede executiva, que atua nas atividades de nosso controle cognitivo. 

Portanto, quanto mais você medita, mais você fortalece as regiões do cérebro responsáveis no desenvolvimento do foco e mais domínio você terá sobre os seus pensamentos. Em contrapartida, menos dominante se torna sua rede de modo padrão.

Estado de Fluxo

Você já teve a sensação de que, ao se concentrar para fazer uma atividade, esta rendeu consideravelmente, visto que o tempo pareceu parar enquanto a desenvolvia? A esse fenômeno é que nos referimos como Estado de Fluxo.

Estado de fluxo nada mais é que conseguir desenvolver a sua ferramenta foco a ponto de fazer o tempo trabalhar a seu favor. O Flow, como também é conhecido, permite, entre outros benefícios, altíssima produtividade, comprovada por um desempenho acima do normal durante a execução das mais variadas atividades.

Para muitos, porém, entrar nesse estado de foco absoluto é uma tarefa um tanto difícil devido aos estímulos externos, que dispersam a concentração, e que, cada vez mais, se mostram intensos e presentes no cotidiano.

É nesse contexto que entra a meditação. Isto é, o benefício da meditação aqui consiste em acalmar a mente e nos proporcionar, como ferramenta, a capacidade de direcionar nossa concentração, nos permitindo focar em uma única atividade. Portanto, quando aprimoramos a meditação para o foco, nos tornamos capazes de acessar esse estado de fluxo com mais facilidade.

4 – A Meditação Transforma sua Saúde Física

A meditação pode trazer muitos benefícios para a sua saúde física, ajudando a melhorar o seu bem-estar geral. Aqui estão alguns dos principais benefícios físicos da meditação:

Desacelera o Envelhecimento Mental e Aumenta a Longevidade

Com o tempo, nosso cérebro vai perdendo suas capacidades vitais. Logo, para combater o envelhecimento, devemos lembrar que nosso cérebro se assemelha ao nosso corpo, tendo sua saúde proporcional a dieta e aos exercícios praticados.

Um estudo da Universidade da Califórnia constatou que pessoas com certa rotina de meditação apresentavam o cérebro mais saudável devido ao aumento do volume de maça cinzenta ou Córtex cerebral.

Lembremos que:

Córtex cerebral é a parte externa, que todos chamam de ‘massa cinzenta’, (devido a sua coloração acinzentada). É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, linguagem, Julgamento e Percepção. Responsável pelas funções de: Movimento, Equilíbrio e Postura.
FONTE: FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz

Bem, mas o mais surpreendente mesmo é o que descobriu Elizabeth Blackburn, ganhadora do prémio Nobel, em sua pesquisa sobre o tema. Segundo a pesquisadora, a meditação é capaz de desenvolver alterações genéticas. Isto é, a prática de meditação é capaz de provocar certa desaceleração no encurtamento dos telômeros, e, por consequência, no processo de envelhecimento.

A Meditação é um Excelente Neutralizador de Dores

Num estudo que comparou um grupo de pessoas que medita constantemente com outro grupo formado por pessoas que não meditam, um dos pontos analisados foi o teste de dor. Ou seja, os participantes tiveram suas atividades cerebrais monitoradas enquanto recebiam ondas dolorosas de calor.

O resultado do teste informou que o grupo praticante de meditação registrou menor atividade cerebral no quesito dor em relação ao grupo não praticante.

Além disso, outros estudos apontaram que a meditação é capaz de reduzir cerca de 40% da intensidade da dor.

A Meditação Melhora a Qualidade do Sono

Durante o sono, normalmente, o corpo passa por um processo de redução gradual da atividade até que a sonolência se instale. Todavia, a dificuldade para dormir pode estar relacionados a um estado de hiperalerta, muito comum em momentos de inquietação. Neste sentido, a meditação contribui na melhora desse estado, ao condicionar o corpo a diminuir a frequência cardíaca, a respiração, e os níveis de cortisol.


Conheça Nosso Treinamento Online de Meditação Para Iniciantes


Além disso, meditar antes de dormir pode ser uma estratégia eficaz de relaxamento. Estudos sugerem que a prática pode ajudar a reduzir a insônia e melhorar a qualidade do sono, pois, reduz a ativação do sistema nervoso simpático e o aumento da atividade do sistema nervoso parassimpático.

Indiretamente, a meditação também pode contribuir na qualidade do sono, uma vez que a prática tem sido associada a melhorias em quadros clínicos, que costumam causar insônia, como o estresse, a depressão e ansiedade.

Outros benefíciosda meditação

  • Aumento da imunidade: A meditação pode ajudar a aumentar a imunidade do seu corpo. Quando você medita, você pode reduzir o estresse e a ansiedade, o que pode afetar positivamente seu sistema imunológico. A meditação também pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo, o que pode ajudar a prevenir doenças e infecções.
  • Reduz os Riscos de Ataques Cardíacos: Um estudo realizado durante 5 anos e que analisou centenas de pessoas com altos riscos de problemas cardíacos, constatou que a prática diária de meditação pode reduzir em 48% os riscos de ataques cardíacos, AVC e morte.
  • É um Tratamento Alternativo para Hipertensos: Um estudo realizado com pacientes hipertensos, após 3 meses de meditação, constatou certa diminuição considerável na pressão sanguínea
  • Além do que já mencionamos, pesquisadores também descobriram que a meditação pode ajudar na diminuição dos níveis de inflamação no corpoauxiliar no processo de recuperação celular, reduzir os sintomas da fibromialgia, menopausa e TPM, além de melhorar a disposição de energia, elevar consideravelmente o bem-estar, diminuir os riscos de Alzheimer e desacelerar o envelhecimento

Meditar é para a Vida

Como já vimos até aqui, a meditação tem sido associada a diversos benefícios como uma forma eficaz de melhorar a qualidade de vida e promover o equilíbrio emocional. Cabe também ressaltar o quanto essa prática é democrática e flexível. Afinal, a meditação pode ser realizada em qualquer lugar e momento, sem a necessidade de investir em aparelhos ou equipamentos específicos.

Bem! Além do que já mencionamos, devemos entender de fato a finalidade desta prática, pois, está aí, com toda a certeza, o seu maio benefício. Logo, a verdadeira conquista interior da meditação se concentra em permitir que tudo aquilo que, interiormente, permaneceu, em silêncio, em segundo plano, adormecido, não resolvido, enfim, possa ser explorado de maneira a enriquecer a vida em sua totalidade.

É por essas e outras que a meditação não pode ser limitada a um mero estado de “calma”, tampouco seu enriquecimento pessoal gerado deva se ater somente aos momentos da prática.

A prática meditativa é um aprendizado, um enriquecimento interior que serve para a vida. Portanto, devemos sim aplicar a sabedoria adquirida no trabalho, em casa, com os filhos, praticando esportes, na leitura de um livro, quando nos relacionamos com outras pessoas e ao realizar as mais variadas ações.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

error: Content is protected !!