Autoestima e Gratidão: Maneiras de Exercitar a Gratidão

Sim. A gratidão precisa ser exercitada. Em outras palavras, a gratidão precisa ser um hábito em sua vida, a fim de que se obtenha a força necessária para mudar tais padrões errados.

É por estas e outras que não se trata de nenhum exagero quando ouvimos falar em técnicas, exercícios de gratidão; afinal, o lúdico é sim capaz de nos auxiliar na mudança de comportamentos tão necessários.

Vejamos a seguir:

1. Caderno da Gratidão

Este é provavelmente o exercício mais famoso sobre gratidão.

Trata-se de um caderno que pode ser utilizado ao acordar e antes de dormir, portanto, devendo este ficar ao lado da sua cama acompanhado de uma caneta.

Muitos utilizam dessa forma: se concentrando em escreva dez coisas pelas quais se consideram gratos no período inicial e final de cada dia.

Exite também a possibilidade de utilizar o caderno apenas uma vez por dia de maneira temática; isto é, escrevendo três agradecimentos diários sendo que cada dia da semana tem sua própria etiqueta.

Exemplo: segunda-feira exercita-se amor-próprio; terça-feira pode ser o dia da saúde; quarta-feira pode ser dedicada a área financeira; quinta feira pode ser o dia dos relacionamentos amorosos, e assim por diante.

O ideal é entender que não existe apenas uma forma de fazer esse exercício; por isso, encontre a melhor que se adapte a sua rotina.

No início, pode ser que se perceba certa dificuldade no desenvolvimento dos agradecimentos ao tentar elencá-los no papel, mas, com a consistência diária, se passa a treinar o olhar a ponto de, com a disciplina devida, conseguir encontrar os pequenos, médios e grandes motivos diários para agradecer.

2. Tenha Contato com Bons Conteúdos na Área de Desenvolvimento Pessoal

Isso é muito importante, pois, quanto mais conhecemos da dinâmica humana, mais conseguiremos o efeito de olhar as situações não de um ponto individual, mas no caráter de um todo.

A baixa autoestima, muitas vezes, é decorrente de vivências e situações na vida a dois e demais relações interpessoais, as quais foram mal digeridas, interiorizadas, uma vez que não tínhamos o conhecimento necessário para entender tais situações como deveríamos.

Quando uma pessoa sofre demais ou apresenta um comportamento desproporcional em determinadas situações, se percebe facilmente que tais dificuldades remontam certa falta de vivência e dos conhecimentos adequados, que lhe garanta menores impactos diante de situações-problema.

Logo, além de jogar nossa autoestima pelo ralo, sem as ferramentas adequadas de autoconhecimento, o destino será sempre sofrer mais que o normal.

3. Ouça Áudios de Reprogramação Mental Ligados a Autoestima e a Gratidão

É possível que muitas pessoas nesse exato momento estejam pensando “Eu já tentei essa técnica do Caderno, mas, não deu certo comigo”.

Bem, se não é por falta de consistência e persistência, então, o que acontece com essas pessoas que a técnica parece não dar certo?

O fato é que algumas pessoas precisam de uma viagem intrapessoal mais profunda para que o caderno da gratidão possa dar bons frutos.

Desta forma, é cabível salientar que muitas pessoas possuem problemas de autoestima enraizados desde a infância o que necessita de um trabalho maior no que diz respeito a reorganização dos afetos e da postura como um todo.

Portanto, para se ter um trabalho que atinja as crenças limitantes desenvolvidas na infância, a fim de organizar novas crenças mais alinhadas, se faz necessário um trabalho de ressignificação de momentos específicos, que pode ser feito através de psicoterapia e psicanálise.

Além disso, considere um trabalho de reprogramação mental, para auxiliar nesse processo, o qual pode ser feito por exercícios de afirmações positivas entre outros.

Nesse sentido, deixamos neste tópico nosso Clube da Positividade para que você possa conhecer. Nele você vai encontrar cursos e materiais gratuitos totalmente em áudio a fim de te auxiliar nesse movimento de reconstrução mental.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

error: Content is protected !!