Infidelidade: O que Isso Significa

Quando descartamos nossas memórias, afetos e pessoas ao longo da vida sem, no entanto, considerarmos o significado de cada experiência e ser humano com quem nos conectamos, então, estaremos nos traindo e traindo o outro em nossa própria história.

Fidelidade é também honrar a memória daquilo que vivemos e com as pessoas com quem dividimos nossas vidas; de maneira a manter com estes a honestidade quanto as nossas escolhas.

A Fidelidade Deve Ser Vivida Primeiramente no Singular

Não cabe ao relacionamento se sobrepor de tal forma a descartar as individualidades das pessoas que o constituem, uma vez que a infidelidade é justamente aquilo que acontece todas as vezes em que a singularidade de cada pessoa não foi vista, respeitada e entendida pluralmente.

A infidelidade é um mal que, a princípio, fazemos a nós mesmos. Quando nós, por não estarmos bem com nós mesmos, passamos a nos enganar, a nos sabotar, isso acaba por contaminar também nossos relacionamentos.

Quando uma pessoa é infiel consigo mesma, não tardará até que essas infidelidades passem a ser plural de maneira a abraçar todos os seus relacionamentos.

Por sua vez, quando o diálogo, a consciência sobre o papel do outro em nossas vidas se encerra, então, a infidelidade passa a ganhar território. As mentirinhas, os descasos com a relação, as brigas; com o tempo, tudo isso tende a evoluir para as típicas traições.

O Significado de uma Traição

Quando o assunto é traição, algumas coisas passam despercebidas por nós; é que dentro do turbilhão da infidelidade, quando um dos parceiros revela um amante, isso acaba por ter um significado amplo:

Numa traição, quando o amante aparece, é porque um dos parceiros escancara através de sua fraqueza e erros os problemas da relação como um todo.

A traição nada mais é do que a manifestação de tudo aquilo que está escondido, de todo o desconforto, todas as reprovações sobre si e sobre o parceiro; de tudo o que você não enxerga sobre você e sobre o outro e de tudo aquilo que você julga em segredo. A traição é a manifestação de toda a sujeira que existe entre os dois e que não foi vista, tratada e curada; mas, que, agora, se manifesta na forma de um terceiro elemento.

Ou seja, quando uma terceira pessoa surge, esta, ocupa todo espaço, toda aquela distância que passou a existir entre o casal.

Uma nova pessoa que surge é o resultado de tudo aquilo que você guardou e não resolveu internamente; surge de tudo aquilo que você não pode dividir com seu companheiro.

Todavia, como já mencionamos, a traição é o resultado de uma vida de infidelidades individuais e plurais, e, por essa razão, nunca acontecerá por culpa de uma das partes, visto que ambas são responsáveis.

Quem olha pra traição não pode perder seu tempo fixando os olhos numa terceira pessoa que surgiu, pois, esta é apenas um reflexos dos insucessos que foram construídos a dois.

Quem Não se Enxerga Não se Resolve

Se nosso foco está em acusar o outro e não em olhar para o conjunto, então, seremos o tipo de gente que perde tempo se alimentando de pontos cegos.

Quem resolve sair de uma relação virando as costas, fechando os olhos para os problemas ali vividos, lamentavelmente continuará a reproduzir os mesmos padrões em relacionamentos futuros.

Além de tudo o que já foi mencionado por aqui, cabe frisar que infidelidade é uma espécie de rejeição experienciada em via de mão dupla.

A traição, contudo, quando estilhaça o teto das infidelidades e as traz a tona, mesmo diante de seu amargor, é capaz de permitir a um relacionamento quebrado as possibilidades para que seus integrantes possam enfim se olhar de verdade.

O problema é que diante de uma traição as pessoas pensam muito mais no que estão sentindo e esquecem de refletir sobre o que está acontecendo.

A Necessidade de um Olhar para as Verdades, que Ficaram Escondidas Entre os Afetos Feridos

Existe sim a dor, a rejeição, a desolação; mas, além disso tudo, também existe uma realidade por trás de todas essas sensações, a qual só pode ser contemplada quando o casal conseguem, enfim, enxergar o tamanho da distância que os separa:

Que eram um, mas que já não se reconhecem mais; que, pensavam estar juntos, mas, que, na verdade, durante todo este tempo estavam seguindo caminhos diferentes.

Quando algo ruim se manifesta numa relação, é necessário não se ater a esse ponto, mas, a tudo aquilo que este representa. Quem consegue jogar luz as sombras é capaz de entender como algo ruim se construiu dentro de um relacionamento a ponto de danificá-lo.

Numa relação a dois existirão sempre as verdades boas e amargas. Por essa razão, nos caberá sempre o dever de olhar para todas elas, por mais difícil que pareçam, pois, é só no compromisso com a verdade, com a nossa verdade, é que poderemos nos curar e seguir em frente.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

error: Content is protected !!